Mais de 2 milhões de utentes sem Médico de Família em 2021

15 de Outubro 2020

O número de recusas representa um total de utentes que continuarão sem médico de família atribuído que ascende a cerca de 250 000.

Dos 435 vagas postas a concurso pelo Governo para a categoria de assistente na área de Medicina Geral e Familiar, que de acordo com o próprio Aviso do concurso informava que iriam iniciar atividade assistencial no início deste mês, 125 (23%) ficaram desertas. Isto não obstante a lista de candidatos habilitados a concorrer somar 444 médicos.

A recusa dos 125 médicos em aceitar os lugares oferecidos deixa sem médico de família cerca de 250 000 utentes. Se aqueles adicionarmos os 559 que se irão reformar este ano e os 697 que a Administração aponta que se reformarão em 2021, teremos um total de 2.3 milhões de utentes sem médico de família até ao final de 2021 que se irão juntar aos cerca de 500 mil que atualmente não o têm.

Já o número de jovens especialistas que acederam em exercer nos locais com vagas disponíveis permitirá suprir a falta de médico de família a cerca de 600 mil utentes.

De acordo com fontes contactadas pelo Healthnews, as razões da recusa em preencher vagas prende-se com diferentes razões. Desde logo, o facto de muitas se localizarem em áreas geográficas muito distantes das residências dos candidatos. Outra das razões apontadas é a pressão do setor privado, que está a contratar jovens especialistas oferecendo condições muito mais vantajosas das que oferece o SNS. Há ainda um número considerável de candidato que manifesta a intenção de emigrar para países onde as condições de trabalho e remuneratórias são bastante melhores dos que as oferecidas em Portugal.

MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights