Cinco doentes internados no hospital de Faro com teste positivo

15 de Outubro 2020

Cinco doentes que estavam internados no serviço de Medicina 1 do hospital de Faro foram transferidos para o serviço de internamento de covid-19 depois de terem testado positivo à doença, disse hoje a delegada de saúde regional do Algarve.

Segundo revelou em conferência de imprensa Ana Cristina Guerreiro, há também dois enfermeiros daquele serviço infetados e um outro profissional do serviço de Ortopedia, um assistente operacional, infetado.

De acordo com aquela responsável, o resultado do teste de despistagem à covid-19 do profissional de Ortopedia foi conhecido no sábado, os de Medicina 1 no domingo e na terça-feira, enquanto que os dos doentes foram conhecidos na quarta-feira.

Questionada pelos jornalistas sobre a origem do surto, a delegada de Saúde do Algarve disse que a situação ainda está em estudo, mas afastou a hipótese de que tenha sido por falta de testagem aos utentes, aquando do seu internamento.

“O que acontece na maior parte das vezes nos casos hospitalares é que as pessoas se infetam lá fora”, justificou, referindo-se aos profissionais e notando que “tem sido assim desde o início da pandemia”, implicando “um grande esforço” na investigação dos contactos.

Ana Cristina Guerreiro frisou que “há vários profissionais em isolamento” e que nenhum dos serviços se encontra fechado, apesar de o normal funcionamento ser “impossível”, por haver “menos recursos e uma investigação em curso”.

Os cinco utentes infetados foram transferidos para a área de internamento dedicada à covid-19.

A delegada de Saúde mostrou-se ainda preocupada com dois focos em lares de idosos dos concelhos de Tavira e de Alcoutim, tendo sido, neste último, ativada uma brigada de intervenção rápida para prestar apoio ao lar.

No lar de Tavira, que tem 84 residentes, até às 00:00 de quarta-feira havia 28 utentes positivos, dois dos quais internados, bem como seis funcionários infetados, num universo de 61.

Já no Lar de Balurcos, em Alcoutim, cuja situação é descrita pelas autoridades como “complexa”, dos 36 residentes, há 14 positivos – 12 permanecem no lar e dois estão internados – e, ainda, 11 funcionários infetados, num universo de 29.

Num lar em Portimão foi registado, na quarta-feira, o óbito de um residente que tinha sido internado no dia anterior após um teste positivo à covid-19.

Na sequência deste caso, as autoridades estão agora a fazer uma “testagem alargada” a partir de hoje, acrescentou Ana Cristina Guerreiro.

Aquela responsável manifestou-se ainda preocupada com o facto de haver dois jovens, na casa dos 20 anos e sem morbilidades anteriores, internados nos Cuidados Intensivos, casos que foram detetados nas últimas semanas.

“São dois jovens na década dos 20 e que à partida eram saudáveis. Têm passado ambos por situações complicadas”, lamentou.

Segundo o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, a capacidade de internamento na região “ainda está na fase 1”, mas “na transição para a fase 2” do plano de contingência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Ao todo, existem quatro fases, o que, segundo aquele responsável, significa que a região está ainda “longe de esgotar todos os recursos” existentes nas unidades hospitalares que recebem doentes com covid-19, ou seja, Portimão e Faro.

No Algarve existem, neste momento, 843 casos ativos e 24 óbitos, havendo 36 pessoas internadas, das quais, quatro nos Cuidados Intensivos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights