Mais de 18 mil vacinas contra a gripe sazonal administradas na região Centro

16 de Outubro 2020

Mais de 18 mil vacinas contra a gripe sazonal foram administradas na região Centro desde o início da primeira fase de vacinação (28 de setembro), anunciou esta sexta-feira a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

No total, segundo aquele organismo, foram administradas 18.100 vacinas na população considerada prioritária, como residentes em lares de idosos, profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados e grávidas.

“Os utentes com 65 e mais anos foram os mais vacinados, com 11.361 vacinas gratuitas, seguidos dos utentes com idade entre 60 e 64 anos”, refere a ARSC, em comunicado enviado à agência Lusa.

Na semana entre 05 e 11 de outubro foi administrado o maior número de vacinas, 7.584, representando 42% do total de vacinas, acrescenta a nota.

A região Centro apresenta uma taxa de cobertura total da vacinação contra a gripe sazonal de 10,2 por mil inscritos, “o que corresponde a 5,5% do total de 328.742 vacinas adquirido pela ARSC”.

Segundo a ARSC, nesta primeira fase de vacinação foram disponibilizadas 23.793 vacinas.

A segunda fase da vacinação contra a gripe sazonal terá início na segunda-feira, prolongando-se até final do ano para outros grupos de risco, pessoas com 65 ou mais anos e portadores de doenças crónicas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights