Parecer positivo para introdução no mercado da nova terapia CAR-T da Kite

19 de Outubro 2020

O Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) emitiu um parecer positivo sobre o pedido de Autorização de Introdução no Mercado (AIM) relativo ao KTE-X19, uma terapia celular CAR – T desenvolvida pela Kite, como um potencial tratamento para doentes adultos com linfoma de células do manto recidivante ou refratário, após duas ou mais linhas de terapia sistémica, incluindo um inibidor da tirosina quinase de Bruton (BTK).

O parecer do CHMP recomenda a autorização condicional, uma via de acesso precoce para medicamentos que demonstrem efeitos terapêuticos promissores, mas para os quais não estejam ainda disponíveis dados compreensivos. A recomendação do CHMP baseou-se na avaliação positiva do benefício-risco do KTE-X19, demonstrada pelos resultados de segurança e eficácia do ensaio clínico ZUMA-2.

“Este parecer é um marco importante para os doentes na Europa que vivem com linfoma de células do manto recidivante ou refratário”, disse Ken Takeshita, MD, Global Head of Clinical Development da Kite que “está empenhada em levar a promessa da terapia celular com CAR-T aos doentes hemato-oncológicos e, dependente da aprovação pela Comissão Europeia, esperamos poder disponibilizar este tratamento inovador aos doentes na Europa o mais rapidamente possível”.

O linfoma de células do manto é uma forma rara de linfoma não-Hodgkin que surge de células originárias da região do folículo linfoide denominada manto e afeta principalmente homens com mais de 60 anos de idade. Os doentes com linfoma de células do manto recidivante ou refratário, após duas ou mais linhas de terapia sistémica, incluindo um BTK, têm um mau prognóstico, com uma mediana de sobrevivência global de 6 a 10 meses. Na Europa, estima-se que, pelo menos, 7.400 pessoas sejam diagnosticadas todos os anos com linfoma de células do manto.

Na Europa, o KTE-X19 ainda não está aprovado e continua em investigação, não estando a sua eficácia e segurança estabelecidas. A Comissão Europeia irá agora rever a recomendação do CHMP e a decisão final sobre a AIM é esperada para os próximos meses.

O KTE-X19 é uma terapia celular CAR- T anti-CD19 autóloga, um tratamento personalizado que utiliza o sistema imunitário do próprio doente para atingir as células tumorais. O KTE-X19 utiliza o processo de fabrico XLP™ que inclui o enriquecimento das células T, um passo necessário em certas doenças malignas de células B em que os linfoblastos circulantes são uma característica comum.3 Como reconhecimento do seu potencial para beneficiar doentes com necessidades médicas significativas não satisfeitas, foi concedida ao KTE-X19 a designação de Medicamento Prioritário (PRIME) pela EMA.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights