Aplicação CLEO deverá revolucionar qualidade de vida de cuidadores e doentes com EM

20 de Outubro 2020

Chegou esta segunda-feira a Portugal uma aplicação móvel que presta suporte diário às pessoas com Esclerose Múltipla (EM), bem como aos seus familiares e cuidadores. Chama-se CLEO, é totalmente gratuita e pretende melhorar a qualidade de vida dos doentes com EM e dos seus cuidadores

A aplicação foi desenvolvida pela Biogen Healthcare Solutions, ramo da empresa de biotecnologia pioneira nas Neurociências responsável pela criação de soluções digitais para doentes e profissionais de saúde, e a sua principal funcionalidade é um diário pessoal. Esta ferramenta permite a cada utilizador acompanhar o seu estado de saúde, sintomas, níveis de fadiga, esforço físico, entre outras informações que poderão, posteriormente, ser partilhadas com a equipa de profissionais de saúde que acompanham o doente. Esta funcionalidade permite ainda adicionar lembretes relacionados com a medicação e a marcação de consultas e exames.

Para além desta funcionalidade, a aplicação possui ainda um chat através do qual uma equipa de enfermeiros poderá responder a todas as questões do utilizador relacionadas com a doença.

Está ainda disponível na aplicação um repositório com histórias, dicas, informações e artigos sobre a EM, com com recomendações úteis para o quotidiano dos doentes, assim como diversos programas de saúde e bem-estar, que incluem mindfullness e futuramente planos de exercício físico e nutrição validados por profissionais de saúde.

“A ideia surgiu da necessidade de desenvolver uma solução simples e intuitiva que acompanhasse o dia a dia de cada pessoa com Esclerose Múltipla e lhes permitisse uma melhor gestão da sua doença, quer através da partilha de informação credível, quer a partir de um maior suporte”, esclarece Anabela Fernandes, Diretora-Geral da Biogen Portugal, acrescentando que este último ponto  “é reforçado pela possibilidade de cada utilizador partilhar com o seu neurologista, enfermeiro ou farmacêutico dados relativos ao seu estado de saúde, informação importante para a correta adequação do acompanhamento clínico”.

A aplicação, que já está disponível nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Itália, chega agora a Portugal onde espera poder ajudar 1000 utilizadores até ao final de 2021.

PR/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights