Sacyr Somague constrói nova Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Amadora-Sintra

21 de Outubro 2020

A Sacyr Somague ganhou a construção da nova unidade de cuidados intensivos (UCI) do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) por 801.900 euros, numa obra que já começou e deverá estar pronta em 10 de dezembro.

“Este investimento será para reforçar a resposta da medicina intensiva da instituição no contexto da pandemia Covid-19, representando um acréscimo de 15 camas, face às atuais quatro camas existentes neste nível de cuidados intensivos”, adiantou a construtora, num comunicado.

A UCI será construída numa área “atualmente ocupada pela Unidade de Cirurgia Ambulatória I, na proximidade física do Serviço de Medicina Intensiva, urgência geral e bloco operatório”, com 460 metros quadrados e “capacidade funcional para 15 camas, sendo uma dessas camas destinada a doentes com necessidade de isolamento”.

A Sacyr Somague referiu ainda que “o projeto inclui igualmente um posto de enfermagem e de vigilância centralizado com ampla visibilidade sobre os doentes acamados”.

A construtora irá levar a cabo “o trabalho de adaptação do espaço, incluindo a demolição de estruturas, instalação de pré-instalações técnicas e construção da nova unidade”, adiantou, na mesma nota.

Através da subsidiária Somague Concessões de Infraestruturas, a Sacyr Somague participa “na gestão de três hospitais, que representam mais de 1.200 camas disponibilizadas e servem uma população de quase dois milhões de utentes: Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital de Braga e Hospital da Ilha Terceira”, recordou a empresa.

“É uma obra estruturante para o Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca e com um impacto transversal em toda a instituição e na qualidade dos cuidados que prestamos”, adiantou à Lusa, no dia 18 de outubro, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Fernando Fonseca, Marco Ferreira.

A empreitada estava prevista realizar-se em 2021, mas também devido à atual situação de epidemia foi antecipada e vai ser realizada num “período bastante curto”, disse o responsável, notando que o HFF é dos hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo com o maior número de doentes com Covid-19 internados desde o início da pandemia.

“O objetivo é começar desde já a dar resposta ao aumento de necessidade que é previsível não só pelo inverno, como pela situação de pandemia por Covid-19”, vincou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights