Vacina contra a gripe administrada nas farmácias do concelho de Oeiras

21 de Outubro 2020

Os munícipes de Oeiras, no distrito de Lisboa, pertencentes a grupos vulneráveis ou com idade igual ou superior a 65 anos, vão poder vacinar-se contra a gripe nas 42 farmácias do concelho, anunciou hoje a autarquia.

“Para que ninguém fique de fora, o município de Oeiras decidiu financiar as vacinas que serão ministradas nas 42 farmácias do concelho que se revelaram disponíveis para o efeito, contribuindo, assim, para evitar a sobrecarga dos serviços de saúde pública, nomeadamente os centros de saúde”, avança a câmara municipal, em comunicado.

A medida abrange os cidadãos pertencentes aos grupos prioritários definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) ou com 65 ou mais anos de idade, que terão “acesso à vacina contra a gripe de forma gratuita”, importante “sobretudo neste período de pandemia”, refere a autarquia presidida por Isaltino Morais.

Na sexta-feira, será celebrado um protocolo de parceria no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”, entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Associação Dignitude, intermediária entre as farmácias e o município, acrescenta a mesma nota.

Na ocasião, “de modo a dar o exemplo enquanto cidadão com mais de 65 anos”, o presidente da câmara será vacinado.

A autarquia destaca ainda que “o custo da aplicação das vacinas por utente corresponderá a 2,50 euros, sendo que o município assumirá o pagamento de 90%, ou seja, 2,25 euros e a Associação Dignitude os restantes 10%”, sendo que a câmara estima assumir um custo total de cerca de 39 mil euros.

“Os utentes com mais de 65 anos de idade e que recorrerem às farmácias deverão apenas facultar, aquando da vacinação, o nome, número de utente e apresentar a sua identificação pessoal para confirmação da idade”, informa o município.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde arrancou em 28 de setembro, com uma primeira fase que incluiu apenas as faixas da população consideradas prioritárias, como residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados.

Na segunda fase, que se iniciou na segunda-feira, a vacina passou a ser também administrada a outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Habitualmente, a campanha de vacinação começa apenas em 15 de outubro, mas este ano arrancou mais cedo devido à pandemia de covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights