Câmara de Vila Viçosa abre inscrições para testes após surto no concelho

22 de Outubro 2020

A Câmara de Vila Viçosa, no distrito de Évora, vai abrir inscrições para os residentes no concelho interessados em efetuar o teste à covid-19, por existir um surto relacionado com valências da Misericórdia local, revelou hoje o município.

A autarquia anunciou na quarta-feira que decidiu adquirir mil testes rápidos de rastreio à covid-19, que se destinam a testar “gratuitamente” os trabalhadores da autarquia e a população do concelho.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a autarquia indica que os interessados em efetuar o teste devem inscrever-se no Balcão Único da Câmara Municipal, nas juntas de freguesia do concelho e através do endereço eletrónico geral@cm-vilavicosa.pt.

Os interessados, no momento da inscrição, devem indicar o nome, número de utente de saúde e endereço de e-mail (facultativo).

Segundo a autarquia, os interessados inscritos vão ser informados, oportunamente, sobre o local, dia e hora de realização do teste.

De acordo com fonte hospitalar, o número de idosos internados no hospital de Évora relacionados com o surto do vírus da covid-19 em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa subiu hoje de seis para sete.

A fonte do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) indicou hoje à Lusa que, na quarta-feira ao final do dia, foi internada mais uma mulher naquela unidade hospitalar relacionada com este surto.

Segundo a fonte do HESE, estão internados no hospital de Évora, em “enfermaria covid”, ligados ao surto de Vila Viçosa, cinco mulheres e dois homens infetados com o novo coronavírus, com idades entre os 86 e os 90 anos.

Contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo indicou que, de acordo com a atualização de dados de hoje de manhã da Autoridade de Saúde Pública, há 63 pessoas infetadas com o vírus que provoca a doença covid-19 referentes a este surto, mais 10 do que na quarta-feira.

Neste total, segundo a ARS do Alentejo, estão incluídos 29 utentes de unidades da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, nove funcionários da instituição e 25 pessoas da comunidade.

A Câmara de Vila Viçosa, numa publicação hoje na sua página na rede social Facebook, indica que existem no concelho 71 casos ativos de infeção com o vírus da covid-19, segundo dados da Direção-Geral da Saúde, mais 12 do que na quarta-feira, sem precisar quais são referentes ao surto.

Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Jorge Rosa, a primeira pessoa que testou positivo ao novo coronavírus SARS-CoV-2 foi uma funcionária do Centro de Dia de Bencatel, que, após confirmação, deu origem aos testes realizados no dia 14 deste mês.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.245 pessoas dos 109.541 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights