MSD promove debate sobre personalização de tratamentos para doentes com VIH

22 de Outubro 2020

A farmacêutica vai promover um debate científico internacional na primeira semana de novembro sobre terapêuticas antirretrovíricas inovadoras para doentes com VIH. O objetivo consiste em discutir tratamentos personalizados capazes de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Com o tema “Individualizig Care for PLWH: Preparing for the Next Decade”​ a iniciativa organizada pela MDS visa analisar os desafios da individualização da terapêutica antirretrovírica no HIV Stand Alone Scientific Symposium. No evento que decorre entre dia 03 e 05 de novembro, irão ser discutidos “tópicos de interesse sobre a infeção por VIH entre profissionais de saúde de diversos países”.

De acordo com a farmacêutica “o avanço na investigação clínica e inovação que existiu ao longo da última década permitiu que, hoje em dia, as opções terapêuticas disponíveis sejam eficazes, seguras e bem toleradas, tornando, acima de tudo, possível a escolha de uma panóplia de opções de tratamento ajustada às diferentes necessidades das pessoas que vivem com VIH.”

No entanto, a MDS desafia os profissionais de saúde a responderem à pergunta “depois de tudo o que foi conquistado até agora, como é que se pode continuar a contribuir para uma melhoria na qualidade de vida destes doentes?”.

Para dar resposta a esta questão, a MSD propõe-se a pensar e a olhar para o futuro da individualização da terapêutica antirretrovírica ao longo da próxima década, proporcionando um debate atual, que aborda o impacto na qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH.

O evento conta com a participação de especialistas internacionais. O painel será composto por Marta Boffito, especialista em Investigação Clínica no Clinical Research Facility e especialista em VIH no Hospital Chelsea and Westminster​, no Reino Unido; Jürgen Rockstroh, professor de medicina responsável pelo HIV Outpatient Clinic na University of Bonn​, na Alemanha​e Laura Waters, especialista em saúde sexual e VIH, no The Mortimer Market Centre –​ Central and North West London​NHS Foundation Trust e Presidente da British HIV Association (BHIVA), no Reino Unido.

Relativamente aos assuntos abordados estão previstos tópicos como “O que deve ser considerado como prioritário na gestão do doente que vive com VIH?”; “Que populações devem ser tidas em atenção aquando do tratamento desta infeção?”;  “Qual será o futuro do tratamento e da prevenção?”; “Que impacto têm as comorbilidades nos dias de hoje e qual a sua evolução ao longo dos próximos anos?”; e “Qual o impacto da Covid-19 no tratamento da infeção?”.

No debate serão apresentados e discutidos casos clínicos e haverá oportunidade para esclarecer dúvidas num momento final de perguntas e respostas, em cada um dos dias do evento.

Os interessados em participar na sessão online devem registar-se Aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights