Cemitérios de Esposende encerrados no dia 01 de novembro

23 de Outubro 2020

A Câmara de Esposende decidiu que os cemitérios do concelho vão estar encerrados no dia 01 de novembro devido à pandemia de Covid-19 e “em consonância com as recomendações das autoridades de saúde”, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, aquela autarquia do distrito de Braga recomenda aos munícipes que façam a romagem aos cemitérios antes do Dia de Todos os Santos (01 de novembro).

A Câmara de Esposende salienta que, nas visitas aos cemitérios, devem ser “respeitadas as regras vigentes, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social e todas as regras de higienização”.

Recomenda ainda “fortemente” o “uso de material próprio (vassouras, baldes), não devendo haver partilha em qualquer circunstância”.

“O município lamenta que a celebração tradicional não possa ser cumprida, mas trata-se de um bem maior, em que tem de ser evitada toda e qualquer possibilidade de aglomeração de pessoas, no interior ou nos acessos aos espaços”, lê-se.

O encerramento dos cemitérios em 01 de novembro, explica o texto, é uma decisão tomada “em consonância com as recomendações das autoridades de saúde e em estreita articulação com a Unidade de Saúde Pública local” para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

No texto, é ainda apontado que, “por determinação da Arquidiocese de Braga, não ocorrerá qualquer celebração religiosa no espaço dos cemitérios, nos dias 01 e 02 de novembro”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.245 em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights