Em comunicado enviado à Lusa, aquela autarquia do distrito de Braga recomenda aos munícipes que façam a romagem aos cemitérios antes do Dia de Todos os Santos (01 de novembro).

A Câmara de Esposende salienta que, nas visitas aos cemitérios, devem ser “respeitadas as regras vigentes, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social e todas as regras de higienização”.

Recomenda ainda “fortemente” o “uso de material próprio (vassouras, baldes), não devendo haver partilha em qualquer circunstância”.

“O município lamenta que a celebração tradicional não possa ser cumprida, mas trata-se de um bem maior, em que tem de ser evitada toda e qualquer possibilidade de aglomeração de pessoas, no interior ou nos acessos aos espaços”, lê-se.

O encerramento dos cemitérios em 01 de novembro, explica o texto, é uma decisão tomada “em consonância com as recomendações das autoridades de saúde e em estreita articulação com a Unidade de Saúde Pública local” para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

No texto, é ainda apontado que, “por determinação da Arquidiocese de Braga, não ocorrerá qualquer celebração religiosa no espaço dos cemitérios, nos dias 01 e 02 de novembro”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.245 em Portugal.

LUSA/HN

Share This