Pedro Ferreira Farmacêutico

Vencer a asma

10/26/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Vencer a asma

26/10/2020 | Consultório

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas, que afecta mais de 10% dos portugueses, maioritariamente crianças e jovens.
Os ataques de asma variam de doente para doente, manifestando-se através de episódios repetidos de pieira, dificuldade em respirar, aperto no peito e tosse, mais intensa à noite e ao acordar.
Consoante a frequência, a intensidade dos sintomas e a necessidade de utilizar medicamentos, a doença pode ser mais ou menos grave.
É considerada asma intermitente quando surge menos de uma vez por semana. A de segundo grau é a chamada asma persistente ligeira. Os sintomas surgem uma ou mais vezes por semana, mas menos do que uma vez por dia.
Já na asma persistente ou moderada, os sintomas são diários e as noites podem ser mais complicadas. Geralmente é um tipo de asma que requer tratamento.
O último grau é o da asma persistente grave, que também requer intervenção. Neste caso, os sintomas são permanentes. O doente acorda frequentemente durante a noite com crises, que podem limitar as suas actividades diárias.
Dependendo do doente, os sintomas são geralmente desencadeados ou agravados por factores quotidianos ou agentes ambientais como pólenes, ácaros do pó doméstico, pelo de animais e ainda alguns medicamentos ou alimentos.
Há que ter ainda em atenção outros factores desencadeantes, como o exercício físico, o frio e as mudanças bruscas de temperatura, o fumo do tabaco, a poluição e as infecções respiratórias.
Há mesmo casos em que até as emoções fortes, que provoquem riso ou choro, podem ser suficientes para desencadear ou agravar uma crise.
A asma não tem cura, mas é uma doença controlável. O objectivo do tratamento preventivo é evitar o aparecimento dos sintomas, diminuindo a exposição a elementos que originem crises, ou através de medicação prescrita pelo seu médico.
Quando as crises são inevitáveis existem também medicamentos específicos receitados de acordo com as características de cada pessoa e da sua patologia.
É essencial que o asmático saiba usar correctamente o inalador para que a terapêutica seja eficaz.
Não se esqueça: Em caso de dúvida, o seu farmacêutico pode aconselhá-lo.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights