Beja mantém cemitérios abertos no fim de semana com regras

29 de Outubro 2020

Os cemitérios municipais do concelho de Beja vão estar abertos entre sábado e segunda-feira, mas com várias regras devido à pandemia de Covid-19, como o uso obrigatório de máscara e limite de pessoas em simultâneo por campa/jazigo.

A Câmara de Beja decidiu manter os cemitérios que administra no concelho abertos e nos horários habituais naquele período, em que se celebram o Dia de Todos os Santos, no domingo, e o Dia de Finados, na segunda-feira, e, por isso, aumenta a afluência àqueles espaços, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Paulo Arsénio.

Segundo o autarca, o município tomou a decisão para “não privar as pessoas de irem aos cemitérios numa altura em que tradicionalmente se presta homenagem aos familiares falecidos”.

No entanto, devido ao “agravamento” da situação da pandemia de Covid-19, a Câmara decidiu adotar regras para acesso e permanência nos cemitérios entre sábado e segunda-feira, explicou.

Limite de duas pessoas em simultâneo por campa/jazigo, circuitos específicos de entrada e saída, obrigatório desinfetar as mãos à entrada e usar máscara no interior e permanência nos cemitérios durante “o menor tempo possível” são as regras nos cemitérios administrados pela Câmara de Beja, precisou o autarca.

No sábado e no domingo, os dias em que “é esperada uma maior afluência”, haverá um segurança à porta do Cemitério de Santa Clara, na cidade de Beja, para “evitar que as pessoas entrem sem máscara e sensibilizá-las para desinfetarem as mãos à entrada”, acrescentou.

O cemitério da aldeia de Baleizão é o único do concelho de Beja que não é administrado pelo município, mas pela Junta de Freguesia de Baleizão, que também decidiu manter o equipamento aberto no horário habitual entre sexta e segunda-feira, mas com regras.

Numa informação à população e enviada hoje à agência Lusa, a junta explica que, “tendo em conta a atual situação de calamidade, devido à pandemia de Covid-19”, a entrada no cemitério de Baleizão entre sexta e segunda-feira implica a obrigatoriedade de desinfetar as mãos à entrada e de usar máscara em todo o recinto.

Também “são proibidos ajuntamentos de mais de cinco pessoas, de acordo com as disposições nacionais” e a permanência no cemitério deverá decorrer “no menor tempo possível”, mantendo “o distanciamento físico de dois metros” entre pessoas “determinado pela Direção-Geral da Saúde” (DGS).

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.428 pessoas dos 132.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights