Hospitalizações por Covid-19 atingem recorde em Moçambique

3 de Novembro 2020

O número de hospitalizações devido à Covid-19 atingiu um novo máximo (194) no mês de outubro em Moçambique, concentradas na capital, Maputo, segundo a mais recente análise epidemiológica publicada pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).

O recurso às unidades de saúde aumentou, apesar de ter havido uma descida do total mensal de casos registados de infeção por Covid-19, de 4.812 em setembro para 4.141 em outubro.

O número de óbitos por mês desceu também de 38 em setembro para 31 em outubro, com a taxa de letalidade a fixar-se em 0,7%.

Os internamentos em Moçambique mantiveram-se na casa dos 30 até agosto, mas em setembro dispararam para 160 motivando alertas das autoridades para os riscos que a subida implica num sistema de saúde pública fragilizado.

Os idosos continuam a representar “a faixa etária predominante entre os internados e óbitos” pela infeção com o novo coronavírus”, refere-se na análise epidemiológica.

A taxa de letalidade para maiores de 60 anos é de 6,3%, seguindo-se o grupo dos 50 aos 59 anos com 2,3%, sendo inferior a 0,7% nas restantes faixas etárias.

O país regista um total acumulado de 13.130 casos – 79% dos quais recuperados – e 94 mortes.

Desde que foi declarada a pandemia, Moçambique realizou 191.353 testes a casos suspeitos, com o total de testes a aumentar todos os meses, alcançando 56.743 em outubro.

O país encontra-se em estado de calamidade com alívio progressivo de restrições desde agosto, entre as quais o regresso às aulas presenciais nas escolas, retoma de atividades desportivas e reativação da emissão de vistos turísticos.

No entanto, as autoridades recomendam o uso permanente de máscara fora de casa e o cumprimento das restantes medidas de proteção, como o distanciamento social e lavagem frequente das mãos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Formação em Medicina Interna marca celebração de dezembro

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna assinala em dezembro o Mês da Medicina Interna, dedicado este ano à formação. O Centro de Formação em Medicina Interna celebra uma década com mais de 15 mil participantes e lança o catálogo para 2026

Curso para farmacêuticos foca saúde íntima da mulher

A Associação Portuguesa de Farmácias de Plantas e Ciências lança um ciclo de formações em 2026 para farmacêuticos. O objetivo é aprofundar o seu papel no acompanhamento da saúde da mulher, começando pelas vulvovaginites.

Madeira diz não a sala de consumo assistido de drogas

A Assembleia Legislativa da Madeira rejeitou, esta quarta-feira, um projeto do PS que recomendava ao Governo Regional a realização de um estudo para uma unidade de consumo vigiado de drogas. A proposta, apoiada por JPP e IL, foi travada pela maioria PSD/CDS-PP e pelo Chega

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights