Melhoria significativa da situação comercial dos fabricantes automóveis alemães

3 de Novembro 2020

O Ifo diz que os fabricantes de automóveis alemães e os seus fornecedores avaliavam a sua situação comercial em outubro como sendo notavelmente melhor do que no mês anterior, mas estavam um pouco mais pessimistas em relação futuro.

Com base no mais recente inquérito empresarial do instituto alemão ifo, o indicador do instituto da situação atual subiu para menos 0,2 pontos em outubro, contra menos 20,4 pontos em setembro e o mínimo de 86,2 pontos negativos em abril.

“A procura de automóveis registou um forte crescimento, o que melhorou muito a confiança dos gestores”, afirmou Klaus Wohlrabe, chefe de inquéritos do ifo.

A utilização da capacidade na indústria aumentou consideravelmente para 86% em outubro, contra 73% em julho e o número de automóveis recentemente registados produzidos por fabricantes alemães já tinha aumentado 5% em setembro face ao mesmo mês de 2019, adianta o ifo.

Contudo, o ifo sublinha que este aumento está a ser impulsionado por carros elétricos e híbridos e que os fabricantes alemães ainda não têm muitos destes no mercado.

O ifo também afirma que, no entanto, muitos indicadores diminuíram, como por exemplo, o índice de expectativas, que caiu pelo quarto mês consecutivo, de 27,6 pontos em setembro para 17,7 pontos em outubro.

Em relação à carteira de encomendas, que foi excecionalmente elevada em setembro, o instituto considera que esta não pôde ser mantida, tendo o indicador correspondente afundado de 51,5 pontos em setembro para 29,2 pontos em outubro.

As empresas ainda estão a planear aumentar a sua produção, mas estão um pouco mais cautelosas do que em setembro e apesar da boa situação geral, os fabricantes de automóveis estão atualmente a planear reduzir o número de efetivos, afirma o ifo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights