Bruxelas publica hoje previsões para a economia marcadas por segunda vaga

5 de Novembro 2020

A Comissão Europeia publica esta quinta-feira as suas previsões macroeconómicas de outono, em altura de segunda vaga de Covid-19, devendo piorar as previsões do PIB e prever uma recuperação mais lenta da economia devido ao agravamento da situação sanitária.

Com vários países da União Europeia (UE) a imporem novamente medidas restritivas para tentar conter o ressurgimento das infeções com o novo coronavírus – como novos confinamentos e encerramento de estabelecimentos de comércio e restauração –, o executivo comunitário atualiza hoje as suas projeções para a economia, que têm vindo a ser agravadas desde o início da pandemia, em março passado.

Nas últimas previsões económicas, as intercalares de verão, a Comissão Europeia reviu em baixa face ao anteriormente previsto as projeções para a economia da zona euro este ano devido à pandemia de Covid-19, passando a estimar uma contração de 8,7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Assim, o executivo comunitário, que em maio passado projetava para este ano uma contração já recorde, de 7,7% do PIB no espaço da moeda única, passou a prever um recuo de 8,7%, apenas parcialmente compensado em 2021 com um crescimento de 6,1% (também uma revisão em baixa face à primavera, quando apontava para 6,3%).

Estes números deverão voltar a piorar nas estimativas que serão hoje divulgadas.

Isso mesmo previu esta semana o Eurogrupo, que defendeu que o aumento acentuado nas novas infeções de Covid-19 na Europa e as novas medidas restritivas adotadas “aumentaram ainda mais a incerteza” sobre a economia da zona euro e “deverão pesar” na recuperação.

As previsões macroeconómicas de outono da Comissão Europeia serão divulgadas às 11:00 (hora de Bruxelas, menos uma em Lisboa) numa conferência de imprensa do comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights