Associação critica proibição de eventos corporativos e fala em “empurrão final” para fecho de hotéis

6 de Novembro 2020

A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) criticou esta sexta-feira as restrições aplicadas aos eventos corporativos devido à pandemia, alertando que a sua proibição é o “empurrão final” para o encerramento dos hotéis.

“Aceitando as restrições aplicadas a eventos familiares que, pela carga emocional inerente, poderão eventualmente constituir situações com um potencial risco elevado, a associação não compreende, no entanto, que o mesmo regime seja aplicado aos eventos corporativos, onde esse tipo de fatores de risco agravado não existe”, sustenta a associação em comunicado.

Reclamando “equilíbrio e proporcionalidade das medidas” tomadas pelo Governo e a “prevalência do bom senso tão advogada pelo primeiro-ministro”, a APHORT diz ter enviado ao executivo “um pedido de esclarecimento sobre o regime aplicável aos eventos corporativos nos concelhos sujeitos às novas medidas de restrição”, tomadas para combater a propagação da pandemia de Covid-19.

“Os eventos corporativos são importantes para os hotéis e para as empresas que os realizam. A sua proibição é um custo adicional e desnecessário, não só para os empresários do turismo, mas também para as empresas de outros setores. Em muitos casos, esta proibição poderá mesmo traduzir-se no empurrão final para o encerramento de muitos hotéis”, explica o presidente executivo da APHORT, citado no comunicado.

Para António Condé Pinto, os critérios que estão a ser utilizados pelo Governo nesta questão são incompreensíveis: “Não entendemos o raciocínio que define, por exemplo, que uma iniciativa cultural, como a apresentação de um livro, possa ser realizada num hotel apenas para cinco pessoas, mas se for numa casa de espetáculos essa limitação já não se verifique. Ou que uma empresa seja impedida de fazer uma apresentação de um produto à sua equipa, enquanto um partido político tem luz verde para fazer uma reunião com os seus militantes”, sustenta.

Segundo o dirigente associativo, “pela sua experiência e pelas condições que proporcionam, os hotéis são dos locais mais bem preparados para acolher a receção de eventos corporativos com toda a higiene e segurança que, neste momento, são exigidas”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal morreram 2.740 pessoas dos 161.350 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights