Bombeiro da Trofa infetado e quatro em isolamento profilático

6 de Novembro 2020

Um operacional dos Bombeiros da Trofa está infetado com o novo coronavírus, quatro estão em isolamento profilático e 93 aguardam o rastreio, disse esta sexta-feira à Lusa o presidente da corporação, Luís Elias.

O bombeiro que testou positivo “deu o alerta na segunda-feira, após o que foi testado”, comunicando o resultado positivo na quinta-feira, relatou o responsável da corporação.

Dos colegas com quem esteve em contacto, “uma aguarda o resultado do teste e os outros três esperam por instruções da autoridade de saúde”, acrescentou, explicando que estes quatro elementos cumprem isolamento, tal como o caso que teve resultado positivo.

“Todos eles estão assintomáticos. O único caso positivo foi provocado por um contacto com uma pessoa que estava positivo”, disse Luís Elias.

Entre funcionários e bombeiros, acrescentou o presidente, trabalham no quartel 93 pessoas, decorrendo já “diligências” para apurar “como proceder para que todos sejam testados o mais depressa possível”.

Luís Elias frisou que os cinco bombeiros em isolamento profilático “não provocam alterações na operação do quartel e que todos os serviços de socorro à população continuam assegurados”.

Em Portugal, morreram 2.635 pessoas dos 149.443 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights