Número de casos confirmados em lar no Pego em Abrantes sobe para 80

6 de Novembro 2020

A Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no concelho de Abrantes, regista mais 31 casos de covid-19, num surto que conta agora com um total de 80 casos ativos, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos (PS), disse que, dos 47 casos positivos confirmados na quarta-feira, 35 em utentes e 12 em profisisonais, a situação evoluiu na quinta-feira para mais dois casos positivos e hoje para um total de 80 casos confirmados, afetando 60 utentes e 20 profissionais.

“Dos testes que foram hoje conhecidos, temos mais 24 utentes com testes positivos e mais sete profissionais também com testes positivos, o que corresponde a termos mais 31 pessoas infetadas”, disse o autarca daquele município do distrito de Santarém, que referiu que os 80 casos ativos naquele lar de idosos “representam cerca de 50% do universo de utentes e de funcionários” da instituição.

Segundo Manuel Jorge Valamatos, “a grande maioria” dos utentes da ERPI em Pego “está assintomática”, dando conta de “cinco casos de pessoas positivas internadas” no hospital de Abrantes e que “padecem de outras comorbilidades, uma das quais deverá ter alta esta sexta-feira”.

A grande maioria dos utentes “estão a ser acompanhados na instituição”, que foi setorizada para utentes covid e utentes não covid, estando “alguns dos profissionais em isolamento profilático e outros, sem sintomas e que se sentem em condições, a trabalhar junto dos utentes positivos”, num surto em que “não há nenhum óbito a registar”, afirmou.

O autarca disse ainda que a Segurança Social colocou na quinta-feira cinco elementos das brigadas de intervenção rápida a trabalhar na instituição, devido à necessidade de reforço de pessoal profissional, e também no âmbito do programa Marés, do IEFP, foram requisitadas alguma pessoas pelo Centro Social do Pego.

No total, a ERPI, situada na freguesia do Pego (Abrantes), tem hoje 80 casos ativos em 60 utentes e em 20 funcionários, precisou o autarca, tendo referido que os resultados hoje conhecidos resultam de uma segunda testagem efetuada a “todo os funcionários e utentes” do Centro Social do Pego, “que tiveram os testes negativos” na fase inicial do surto.

A instituição tem 65 utentes e 71 funcionários.

Portugal voltou hoje a atingir um novo máximo de casos diários de covid-19 ao contabilizar mais 5.550 infeções nas últimas 24 horas e regista 52 óbitos, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.793 mortes e 166.900 casos de infeção, estando hoje ativos 70.354 casos, mais 3.197 do que na quinta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights