Surto com mais de vinte infetados em hospital e lar de idosos em Mirandela

6 de Novembro 2020

Um surto de infeção pelo novo coronarírus regista 23 casos positivos entre utentes e funcionários do “Hospitel” da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, uma estrutura para idosos criada para reunir os conceitos de hospital e hotel.

O provedor, Adérito Gomes, disse hoje à Lusa que depois de rastreados todos os 80 utentes e cerca de 40 funcionários, testaram positivo 19 utentes e quatro funcionários.

O responsável admite que os números poderão aumentar, já que nos próximos dias as autoridades de saúde irão repetir os testes, e tendo em conta o que tem acontecido noutros lares e o período de incubação do vírus.

De acordo com o provedor, os utentes mantêm-se nas instalações, tendo sido criado um circuito covid, com a transferência dos positivos para o piso térreo do edifício.

Adérito Gomes indicou à Lusa que, a partir de sábado, a instituição contará com o apoio de uma equipa de intervenção rápida constituída por três auxiliares e um enfermeiro.

No “Hospitel” funciona atualmente o lar de idosos “O Bom Samaritano” e uma Unidade de Apoio Integrado com capacidade para 15 utentes, segundo a instituição.

A Misericórdia de Mirandela tem várias respostas sociais a funcionar neste concelho do distrito de Bragança, nomeadamente quatro lares de idosos, Unidade de Cuidados Continuados, centro de acolhimento, apoio domiciliária e creches e infantários.

O provedor indicou à Lusa que esta instituição tem mais de mil utentes e 330 funcionários.

Além do “Hospitel”, o provedor deu conta de outras duas situações com implicações do novo coronavírus, nas respostas para a infância.

O infantário Arco Íris, com 120 crianças na creche e pré-escolar, está fechado depois de cinco funcionárias terem testado positivo e só reabrirá quando a Autoridade de Saúde decidir.

Também uma sala de outro infantário da Misericórdia, o Miminho, se encontra fechada de forma preventivo por os pais de uma das crianças terem testado positivo.

O concelho de Mirandela tem cerca de 60 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.

O distrito de Bragança soma mais de 1.800 casos confirmados desde o início da pandemia e cerca de 60 mortes associadas à Covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights