Reino Unido proíbe entrada de transportes com origem na Dinamarca

8 de Novembro 2020

O governo do Reino Unido proibiu temporariamente, a partir de hoje, a entrada de camiões, navios e aviões provenientes da Dinamarca, após ter sido detetada uma mutação do vírus SARS-CoV-2 que passou de animais para humanos.

O Ministério dos Transportes justificou que a medida, que entrou em vigor esta manhã, será revista dentro de uma semana, dependendo da evolução da pandemia no estado nórdico, adianta a agência EFE.

Os condutores britânicos que vêm ou passaram pela Dinamarca podem entrar no Reino Unido, mas terão de cumprir um período de isolamento de 14 dias com as suas famílias, como qualquer cidadão britânico que tenha passado pelo território dinamarquês.

O ministério afirmou que o reforço das medidas responde a “novas informações” das autoridades dinamarquesas sobre a propagação desta nova variante do coronavírus encontrada em visons (uma espécie de marta) e que é transmitida aos humanos, tendo já infetado pelo menos 214 pessoas na Dinamarca.

No sábado, o governo britânico proibiu a entrada a todos os viajantes provenientes da Dinamarca, exceto os britânicos – que devem cumprir um confinamento de duas semanas –, depois de, na sexta-feira, retirar o país da sua lista de territórios isentos de quarentena.

Depois de serem hoje anunciadas as restrições adicionais, a companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou que vai suspender temporariamente todos os seus voos de e para a Dinamarca, e a escocesa Loganair informou que está a cancelar os voos entre os dias 09 e 22 de novembro.

O governo conservador do primeiro-ministro Boris Johnson impôs, desde a última quinta-feira até 02 de dezembro, um confinamento quase total em Inglaterra – a região mais populosa do Reino Unido com 56 dos 66,6 milhões de habitantes -,impedindo a realização de viagens não essenciais, entre outras medidas.

Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde britânico, o Reino Unido registou mais 413 mortes por covid-19 entre sexta-feira e sábado, elevando o total para 48.888 desde o início da pandemia, e contabilizou 24.957 infeções diárias.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 49,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (237.019) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 9,8 milhões).

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se no Reino Unido (48.475 mortos, mais de 1,1 milhões de casos), seguindo-se Itália (41.063 mortos, mais de 902 mil casos), França (39.865 mortos, mais de 1,6 milhões de casos) e Espanha (38.883 mortos, mais de 1,3 milhões de casos).

Portugal contabiliza 2.792 mortos em 166.900 casos de infeção.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights