Cinco idosos e um profissional de saúde de lar em Mogadouro recuperados

9 de Novembro 2020

O Lar particular Avó Guilhermina, em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, registou esta segunda-feira a recuperação de cinco utentes e de um profissional de saúde", avançou à Lusa a diretora técnica da instituição.

“Recebemos hoje a notícia das autoridades de saúde de que cinco utentes e uma profissional de saúde estão recuperadas da infeção provocada pelo novo coronavírus”, concretizou Ana Bela Lopes.

Na quarta-feira foi registada a morte de duas mulheres de 85 e 86 anos que se encontravam internadas no Hospital de Bragança, “que tinham várias patologias associadas”.

Num universo de 18 utentes e 10 funcionários, este lar tinha, a 22 de outubro, 14 utentes e seis funcionários como testes positivos, de acordo com informações dadas naquela data pelo presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

Segundo a diretora técnica do Lar avó Guilhermina, há ainda oito utentes que se encontram “positivos” para o novo coronavírus e que “estão assintomáticos”.

No caso dos cinco funcionários que testaram positivo, apenas falta um ser dado como curado.

Os primeiros dois casos positivos naquele lar foram detetados no dia 21 de outubro.

O Lar Avó Guilhermina em Vilarinho dos Galegos foi desinfetado por uma empresa especializada neste tipo de serviço por indicação da Proteção Civil Municipal.

Os utentes positivos e negativos ficaram separados em duas alas distintas, não havendo o cruzamento de pessoas.

A diretora técnica do lar disse esperar que “nas próximas horas todos os utentes e funcionários que ainda se encontram positivos sejam dados como curados”.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights