Encerra escola da Marinha Grande após funcionária ter testado positivo

9 de Novembro 2020

Uma escola da Marinha Grande, no distrito de Leiria, está hoje e na terça-feira fechada após uma funcionária ter testado positivo para a Covid-19, disse o diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

“Trata-se da escola Francisco Veríssimo, que tem seis turmas do 1.º ciclo do ensino básico e uma sala do pré-escolar”, afirmou à agência Lusa Cesário Silva.

Segundo este responsável, no 1.º ciclo estão 122 alunos e no pré-escolar 19 crianças.

“A funcionária testou positivo na sexta-feira à noite, comunicou ao agrupamento e foi comunicado a todos os pais e encarregados de educação”, explicou Cesário Silva, referindo que “como é uma assistente operacional que contactou outras obrigou ao isolamento profilático das restantes”.

Nesse sentido, “não havia condições para hoje e na terça-feira haver as atividades letivas habituais”, esclareceu.

“Como somos uma escola que está organizada em semestres e já tínhamos uma interrupção do calendário, entre quarta e sexta-feira, foi adotada como medida preventiva o encerramento hoje e amanhã [terça-feira]”, adiantou.

O diretor do agrupamento acrescentou que “foi feita a desinfeção da escola este fim de semana pelo agrupamento”.

“A comunicação para os pais e encarregados de educação foi no sentido também de estarem atentos a eventuais sintomas [nas crianças] e continuamos a aguardar mais orientações da Autoridade de Saúde local”, disse Cesário Silva.

O presidente do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente afirmou ainda que no domingo, ao fim do dia, após terem sido tomadas estas medidas, foi tomado conhecimento de que “uma professora da mesma escola testou positivo”.

“Estão ambas bem, quer a professora, quer a funcionária”, declarou Cesário Silva.

Portugal contabiliza pelo menos 2.896 mortos associados à Covid-19 em 179.324 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

O concelho da Marinha Grande registou, desde o início da pandemia, em março, 199 casos confirmados do novo coronavírus, mantendo-se 85 ativos. Há ainda 110 recuperados e foram contabilizados quatro óbitos, segundo o boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria divulgado às 02:34 de hoje.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights