Hospital Lusíadas Lisboa abre novo Centro Multidisciplinar dedicado à Cirurgia Endócrina

10 de Novembro 2020

O Hospital Lusíadas Lisboa abriu um novo Centro Multidisciplinar dedicado à Cirurgia Endócrina. Para assegurar um tratamento especializado de doentes com patologia benigna ou maligna de glândulas endócrinas, a nova unidade vai contar com equipas de diversas áreas da medicina que “estarão prontas para dar resposta a patologias de órgãos e/ou sistemas que envolvam mecanismos hormonais com indicação cirúrgica.”

De acordo com a Coordenadora  do Centro Multidisciplinar em Cirurgia Endócrina, Rita Roque, a nova unidade cirúrgica pretende fornecer aos doentes uma resposta “personalizada e atualizada”. “A multidisciplinaridade é a pedra basilar deste grupo. Nesta área, raramente tratamos apenas um órgão, atuamos sim num sistema, tendo em conta a influência das hormonas na funcionalidade global do organismo”

A nova unidade permite que qualquer especialista possa referenciar, consultar ou solicitar o apoio do Centro Multidisciplinar de Cirurgia Endócrina para doentes ao seu cuidado com patologia benigna ou maligna de glândulas endócrinas, “garantindo assim um maior alcance a outros doentes e contribuindo para uma maior colaboração entre especialidades.”

Rita Roque justifica que a cirurgia endócrina  exige uma relação estreita e dinâmica entre os vários profissionais de saúde envolvidos. “As particularidades da patologia endócrina cirúrgica, a raridade de algumas entidades e a especificidade do controlo hormonal pré e pós-operatório constituem desafios exigentes de diagnóstico e tratamento, só ultrapassados pela experiência da prática clínica, pela contínua atualização científica e técnica e pela multidisciplinaridade. Agora, é possível encontrarmos todos estes elementos reunidos nesta nova Unidade”.

A cirurgia endócrina é uma área de especialização da cirurgia geral dedicada ao tratamento cirúrgico de doenças da tiroide, da paratiroide, da glândula suprarrenal e dos tumores neuroendócrinos (que podem existir em qualquer órgão). As doenças da tiroide são as mais conhecidas e as mais frequentes, mas as decisões que se tomam, especialmente em doenças malignas envolvem pormenores que exigem experiência específica e constante atualização. As particularidades das doenças da paratiroide e da suprarrenal, e dos tumores neuroendócrinos, por serem menos frequentes, e até raros, requerem uma dedicação e aprofundamento específicos.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights