RESPIRA lança campanha de sensibilização da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

10 de Novembro 2020

A iniciativa “Juntos para melhoAR” tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Estima-se que a doença afeta mais de 800 mil portugueses.

A Presidente da Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA), Isabel Saraiva garante que “a nossa missão com esta campanha informativa é de facto
sensibilizar a população para as vantagens de adotar hábitos e estilos de vida saudáveis, capacitá-la para a identificação precoce dos sinais de insuficiência respiratória, desmistificar a espirometria e apoiar a pessoa com DPOC”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a doença atinja 210 milhões de pessoas em todo o mundo, com cerca de 64 milhões de casos sintomáticos. Em Portugal os estudos mais recentes apontam para uma prevalência de 14,2% na população com mais de 45 anos, o que sugere a existência provável de 800 mil portugueses com  DPOC, nos seus diversos estadios.

De acoro com os especialistas, o principal fator desencadeante da DPOC é o fumo de tabaco, tanto para fumadores ativos, como para os que a ele estão expostos passivamente. No entanto, esta não é a única causa da DPOC, a exposição à poluição do ar exterior está ligada à diminuição da função pulmonar e a um risco aumentado de desenvolvimento desta doença.

A poluição atmosférica é o assassino silencioso responsável por mais de 7 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

A atividade profissional e o ambiente laboral podem também provocar doenças respiratórias graves pela exposição a poeiras, produtos químicos e/ou gazes. A inalação constante e diária de partículas tóxicas pode provocar o desenvolvimento de doenças respiratórias como a DPOC.

Entre os sinais de alerta incluem: os sintomas respiratórios crónicos e progressivos (tosse, expetoração, falta de ar, cansaço com atividade física) e exposição a fatores de risco(tabaco, poeiras e gases inalados.

Os especialistas garantem que o diagnóstico precoce pode reduzir de forma significativa o índice de mortalidade e
morbilidade associado à doença.

O movimento que surge no âmbito do Dia Mundial da DPCO, que se assinala dia 18 de novembro, e marca a celebração dos 13 anos da Associação conta com o apoio da Sanofi.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights