Cruz Vermelha alerta para importância de testes

11 de Novembro 2020

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai lançar uma campanha de sensibilização para a importância de testes à Covid-19 e anunciou que tem já 16 postos fixos e 14 equipas móveis para testes.

Num comunicado hoje divulgado a CVP salienta a importância destes postos, que evitam que as pessoas tenham de fazer grandes deslocações para realizar os testes, e diz que a instituição fez até hoje mais de 30 mil testes moleculares (RT-PCR) e mais de 13 mil testes antigénio, de resposta rápida.

“Numa campanha em que se pretende dar visibilidade à ansiedade natural sentida no período de espera para obter um resultado”, a CVP “compromete-se a normalizar esse sintoma permitindo um resultado mais rápido”, diz-se no documento.

De acordo com o comunicado, no posto fixo de Lisboa os resultados dos testes moleculares, através de uma parceria com o Instituto de Medicina Molecular, podem ser obtidos 12 horas depois de serem feitos, e em todo o país os resultados dos testes antigénio estão disponíveis em 15 minutos.

No comunicado, a CVP lembra também que no início do ano lançou uma iniciativa para angariar apoios, no âmbito da pandemia, tendo sido angariados cerca de dois milhões de euros, usados para a compra de equipamentos de proteção individual, material médico e logística.

Estiveram envolvidos nas respostas de prevenção e controlo da pandemia cerca de quatro mil voluntários da CVP.

Diz ainda a instituição que o número de pedidos de ajuda aumentou cerca de 40% em relação ao ano passado. Até ao momento, diz-se no comunicado, foram apoiadas mais de 30 mil pessoas com cabazes de alimentos, mais de 10 mil pessoas receberam refeições quentes, cerca de 20 mil receberam produtos de higiene pessoal e para a casa e foram ainda criados projetos para apoio escolar e reforçado o apoio a idosos isolados.

Afirmando que a CVP disponibilizou 500 mil testes antigénio de resposta rápida ao Estado, a instituição explica também que os testes podem ser feitos por marcação online, com prescrição do Serviço Nacional de Saúde ou a título particular, e que agentes de proteção civil têm uma via gratuita de acesso direto à realização de testes. A CVP tem uma linha (1415) para informações sobre testes à Covid-19.

Portugal regista hoje mais 82 mortos relacionados com a Covid-19, o maior número num só dia desde o início da pandemia, e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim da situação epidemiológica da DGS indica que desde o início da pandemia, em março, já morreram 3.103 pessoas com covid-19 e já foram infetadas 192.172.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights