Mortes do surto no lar do Salvador em Beja aumentam para quatro

11 de Novembro 2020

O número de vítimas mortais do surto de Covid-19 no Lar do Salvador, em Beja, subiu para quatro, com a morte de mais dois utentes, disse esta quarta-feira à agência Lusa a presidente da unidade local de saúde.

Os dois idosos, que morreram recentemente, estavam internados em enfermarias da área dedicada à Covid-19 no hospital de Beja, precisou a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Conceição Margalha.

Segundo a responsável, todos os infetados no surto no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador que estiveram internados no hospital de Beja e sobreviveram já tiveram alta relacionada com a doença Covid-19.

O surto de Covid-19 identificado no lar foi divulgado pela ULSBA no dia 19 de outubro e infetou um total de 32 pessoas, nomeadamente 25 utentes – quatro dos quais morreram – e sete funcionários.

O primeiro caso de infeção pelo novo vírus que provoca a doença Covid-19 detetado no lar foi o de uma funcionária que fez um teste que deu resultado positivo no âmbito de um programa de testagem aleatória efetuado pela Segurança Social, explicou à Lusa fonte da ULSBA.

Na sequência do primeiro resultado positivo, foram feitos testes de despiste de Covid-19 a contactos diretos da funcionária, o que permitiu detetar a infeção em outras duas funcionárias do lar.

Por isso, a autoridade de saúde decidiu realizar testes a todos os utentes e aos restantes funcionários do lar, o que levou à deteção da infeção em 25 utentes e mais quatro funcionários.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.275.113 mortos em mais de 51,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.103 pessoas dos 192.172 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights