Oftalmologista português desenvolve programa para otimizar cirurgia de catarata

11 de Novembro 2020

Um oftalmologista especialista do corpo clínico da Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC) desenvolveu uma plataforma online clínica destinada a oftalmologistas, e que permite monitorizar e otimizar os resultados refrativos na cirurgia da catarata chamada IOLzero.

Com esta nova ferramenta, os cirurgiões podem analisar de forma constante os seus resultados e introduzir fatores de correção para as cirurgias seguintes.

A ideia de construção do IOLzero colocou-se a Miguel Raimundo em consequência das suas próprias necessidades enquanto cirurgião oftalmologista. O software está na fase final de desenvolvimento, mas está disponível desde maio uma versão experimental (aqui) com praticamente todas as funcionalidades operacionais.

A maioria do desenvolvimento foi feito durante o período de confinamento, mas o criador está convicto de que a plataforma estará madura o suficiente para se considerar estável em janeiro próximo.

O principal foco da aplicação é a cirurgia de catarata, no qual afirma otimizar os recursos. A plataforma permite a monitorização e otimização de resultados refrativos na cirurgia da catarata com recurso a técnicas de data science e algoritmos de otimização próprios. Trata-se de um processo de melhoria contínuo, que incorpora permanentemente o feedback e correções dos cirurgiões.

A catarata corresponde à opacificação gradual da lente natural do olho, o cristalino. Surge na maioria dos casos com o envelhecimento, embora outros fatores possam contribuir para o seu aparecimento, nomeadamente traumatismos, fármacos e doenças oculares ou sistémicas.

Este tipo de cirurgia é um procedimento relativamente comum, rápido e indolor em que a catarata (cristalino opacificado) é substituída por uma lente intraocular que restaura a transparência dos meios oculares. Ao mesmo tempo permite corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia) através da personalização da lente intraocular consoante as necessidades de cada pessoa.

PR/HN/João Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights