Pfizer anuncia os vencedores dos prémios de investigação

11 de Novembro 2020

Já são conhecidos os nomes dos vencedores dos Prémios Pfizer. Este ano foram distinguidos projetos sobre malária, memória e saúde intestinal.

Com o objetivo de “contribuir para a dinamização da investigação em ciências da saúde em Portugal”, a 64ª edição dos Prémios Pfizer destacou o trabalho de três investigadores em diferentes áreas da saúde.

Na categoria de INVESTIGAÇÃO CLÍNICA, o prémio Pfizer 2020 foi atribuído ao Investigador Miguel Prudêncio, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), com um trabalho sobre uma potencial nova vacina contra a malária, denominada PbVac.

Na categoria de INVESTIGAÇÃO BÁSICA, o prémio Pfizer 2020 é este ano partilhado por dois investigadores.

O primeiro trabalho premiado é assinado pelo Investigador Henrique Veiga-Fernandes, da Fundação Champalimaud, sobre a o papel do cérebro nas células que protegem a nossa saúde intestinal.

O segundo é assinado pela Investigadora Julie Ribot, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), sobre a ligação evolutiva entre o sistema imunitário e o sistema nervoso central e o seu impacto na memória de curto prazo.

A cerimónia “Inovação, Inteligência Artificial e a Saúde do Futuro”, vai ser transmitida em live streaming no Facebook do Expresso, com presença do Presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, Luís Graça e do Diretor-Geral da Pfizer Portugal, Paulo Teixeira e pelo Professor do Instituto Superior Técnico, Arlindo Oliveira.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Futuro da farmácia em Portugal: consumidores apostam em serviços clínicos e equilíbrio entre digital e humano

Um estudo da consultora 2Logical para a Inizio engage, realizado em Fevereiro de 2026 com 300 residentes em Portugal, revela que 94% dos utentes classificam a experiência actual nas farmácias como muito positiva. Apesar da satisfação, 37% acreditam que o papel destes estabelecimentos será ainda mais importante nos próximos cinco anos, enquanto 60% esperam que se mantenha igualmente relevante

Mortes por enfarte aumentam entre jovens adultos nos EUA, sobretudo em mulheres

A taxa de mortalidade por enfarte agudo do miocárdio voltou a crescer entre a população com menos de 55 anos nos Estados Unidos, depois de anos de aparente estabilização ou descida. A conclusão é de um estudo publicado esta quinta-feira no Journal of the American Heart Association, que analisou perto de um milhão de primeiros internamentos hospitalares entre 2011 e 2022. As mulheres surgem como o grupo mais vulnerável, com taxas de mortalidade superiores às dos homens e menor recurso a procedimentos invasivos para diagnóstico e tratamento.

Raquel Abrantes: “Standards GS1 podem gerar poupanças de 790 milhões de euros na saúde em Portugal”

Raquel Abrantes, Diretora de Qualidade e Standards da GS1 Portugal, analisa a maturidade do setor da saúde na adoção da identificação única. Em entrevista exclusiva, aborda os desafios da interoperabilidade, o impacto da bula digital na experiência do utente e como a normalização de dados está a gerar ganhos de eficiência e a reforçar a segurança dos doentes em Portugal

SPG e Fundação do Futebol lançam campanha nacional contra o cancro colorretal

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) lançou uma campanha nacional de consciencialização no âmbito do Mês da Prevenção para o Cancro Colorretal, que se celebra em março. A iniciativa, que tem como lema “Há atrasos que custam a ultrapassar, outros não dão uma segunda oportunidade”, conta com o apoio da Fundação do Futebol – Liga Portugal, que irá promover a campanha durante os jogos da 26.ª jornada da Liga Betclic e Liga Meu Super.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights