Sofia Ferreira Diretora-Geral da Mundipharma

Dia Mundial da Diabetes: a importância do diagnóstico (ou) uma visão holística e desafiadora

11/14/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Dia Mundial da Diabetes: a importância do diagnóstico (ou) uma visão holística e desafiadora

14/11/2020 | Notícias, Opinião

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes, como sempre comemorado a 14 de novembro e que visa consciencializar sobre esta doença e divulgar mais diversas ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos em todo o mundo.

Segundo a Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation – IDF), estima-se que existam 425 milhões de pessoas em todo o mundo a viver com diabetes e que cerca de metade desconheça esse diagnóstico, sendo maioritariamente casos de diabetes tipo 2. Ora, esta é, como se sabe, uma patologia com graves implicações sociais, económicas e humanas, associada a elevados custos sociais, assim como dos sistemas de saúde.

A herança empresarial da Mundipharma é marcada por uma visão desafiadora! E é isso que nos propomos em todas as áreas terapêuticas onde atuamos. A diabetes não é exceção. Pomos em causa o convencional e apostamos na inovação. A Mundipharma aposta no desenvolvimento de fármacos inovadores para o tratamento da Diabetes Mellitus Tipo 2, com o objetivo de ajudar os profissionais de saúde a melhorar a qualidade de vida dos seus doentes diabéticos, tendo como base uma abordagem holística.

De acordo com o Relatório do Programa Nacional para a Diabetes 2017, em Portugal estima-se que a diabetes afete 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença. É por isso que na Mundipharma percebemos a importância de aumentar a consciencialização sobre o impacto que a diabetes tem em toda família, bem como promover o papel da família na gestão, cuidado e essencialmente na prevenção e educação para a Diabetes.

Diariamente são diagnosticados em Portugal cerca de 200 novos doentes, com diabetes. Na Mundipharma queremos ajudar a diminuir esse número. É com esse espírito e objetivo que trabalhamos todos os dias. Apostamos na investigação e desenvolvimento e esforçamo-nos diariamente para oferecer medicamentos inovadores, mantendo-nos sempre fiéis ao nosso compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Defendemos que o tratamento da Diabetes deve ser individualizado e centrado no doente, mas acima de tudo que o diagnóstico atempado é fundamental. O diagnóstico atempado e a gestão adequada da doença são o principal fator de sucesso no tratamento.

E desde o início da nossa atividade, que a Mundipharma quis apostar em campanhas que aparecem não só como instrumentos de sensibilização da população em geral, mas também como ferramentas de parceria com diversas sociedades médicas e associações de doentes. Gostamos de arriscar em abordagens diferentes, mas que estejam em linha com os nossos valores e que toquem a população em geral.

A Diabetes é uma doença silenciosa, muitas vezes assintomática. A Diabetes é uma doença crónica multifatorial (cujo tratamento dependerá da conjugação de vários fatores, como a alimentação, atividade física e medicação). A obesidade e a diabetes estão fortemente associadas. Lidar com as exigências físicas, mentais e emocionais da diabetes tipo 2 pode ser muitas vezes esgotante. É por todas estas razões que queremos que a Mundipharma, seja vista como um parceiro de excelência, não só para profissionais de saúde, mas também para os seus doentes. Na área da diabetes, onde atuamos apenas há um ano e meio, já lançámos dois produtos e estimamos que se torne na área mais importante para a companhia já no próximo ano.

Enquanto agente do sector, temos o dever de olhar para os números acima e apostar numa abordagem à patologia em várias frentes/especialidades, sejam eles médicos de família, endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, pediatras, nutricionistas, psicólogos, investigadores e tantos outros, o que por si só demonstra a multiplicidade de especialidades envolvidas no tratamento desta patologia.

A pessoa com diabetes será sempre um enorme desafio para o profissional da saúde, seja qual for a sua especialidade. A importância de uma abordagem holística do doente, multidisciplinar, integradora, com apoio psicológico, exercício físico, a par da terapêutica e respetiva educação, acrescenta responsabilidade no acompanhamento desta doença. A gestão integrada da diabetes requer uma abordagem sistémica e multidisciplinar, congregando esforços e sinergias com um objetivo comum: promover a saúde, prevenir a diabetes e suas complicações.

Neste atípico ano de 2020, juntámo-nos uma vez mais à Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), para alertar para as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Foi com enorme satisfação que em conjunto apoiámos um documentário, que em breve será apresentado publicamente e que conta na primeira pessoa como é viver com a esta doença. São por estes importantes testemunhos que trabalhamos todos os dias, para que juntos consigamos controlar o crescimento da Diabetes no mundo.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Português vence concurso internacional IDEASforEARS

Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade André da Silva Freire. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria, empresa que organiza o IDEASforEARS.

Oncologista portuguesa integra nova comissão Lancet sobre o cancro da mama

A nova comissão Lancet sobre o cancro da mama divulgou hoje os resultados e recomendações sobre as melhorias a nível mundial no tratamento do cancro da mama. Fátima Cardoso, presidente da Aliança Global para o Cancro da Mama Avançado (ABC), integra o grupo internacional multidisciplinar de peritos.

Hospitais de Macau têm 24 médicos vindos de Portugal

Os hospitais de Macau têm atualmente 24 médicos provenientes de Portugal, revelou esta terça-feira o líder do Governo da região semiautónoma chinesa, que sublinhou a importância da cooperação com os países lusófonos.

Academia da Prova de Ingresso para farmacêuticos abre inscrições

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRAOF) abriu as inscrições para uma nova edição da Academia da Prova de Ingresso (API), um projeto formativo que pretende apoiar e preparar os farmacêuticos para a Prova de Ingresso da Residência Farmacêutica de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights