João Valente Nabais Vice-Presidente da Federação Internacional da Diabetes, Professor Auxiliar da Universidade de Évora, Assessor da Direção da APDP

Dia Mundial da Diabetes – Um dia para celebrar

11/14/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Dia Mundial da Diabetes – Um dia para celebrar

14/11/2020 | Opinião

No dia 14 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes com iniciativas e festejos um pouco por todo o mundo, este ano mais moderados e feitos em segurança tal como o obriga a pandemia. Este dia é celebrado desde 1991 pela Federação Internacional da Diabetes sendo a partir de 2007 também considerado como um Dia das Nações Unidas. O dia 14 de novembro foi o escolhido para esta celebração por ser o aniversário de Frederick Banting que, conjuntamente com Charles Best, descobriram a insulina em 1921. A celebração deste dia é muito importante para a comunidade da diabetes pois permite falar de diversos assuntos, alguns que urgem ser resolvidos! A ação é urgente e necessária! Por exemplo, para terminar os casos de descriminação que ainda existem, para quebrar os mitos, para mostrar que a diabetes (quando bem tratada) não é uma barreira ou uma limitação, para garantir o acesso equitativo a cuidados de saúde e de tratamento adequados, para alertar para a necessidade de haver registos das pessoas com diabetes, para a introdução de medidas de prevenção, para que, na pandemia associada à covid-19, não sejam esquecidos os cuidados de saúde a este grupo ou para aumentar o conhecimento da diabetes pela população e pelos decisores políticos.

O círculo azul é o símbolo da luta contra a diabetes e do Dia Mundial da Diabetes. Este círculo é um símbolo Universal de Vida e Saúde, representa a união e a cor azul é a cor do céu que nos une a todos e também a cor das Nações Unidas. Na minha opinião, este círculo é símbolo da união na promoção de iniciativas e esforços para melhorar a qualidade de vida das pesoas com diabetes, é símbolo da promoção do conhecimento sobre a diabetes, é símbolo da entreajuda que existe entre as pessoas com diabetes, é símbolo das mãos dadas pelos diversos profissionais de saúde com as pessoas com diabetes para uma vida plena, é símbolo da união da comunidade para responder à pandemia da diabetes (sim, há outras pandemias para além da covid-19).

A Federação Internacional da Diabetes dedica em 2020 este dia a reconhecer e a agradecer o trabalho efetuado pelas enfermeiras e pelos enfermeiros na diabetes, daqui para a frente designados de enfermeir@s.

Mais informação em www.worlddiabetesday.org e https://apdp.pt/noticias/dia-mundial-da-diabetes-enfermeiros-fazem-a-diferenca/.

Este reconhecimento é da maior justiça pelo enorme impacto que os enfermeir@s têm no tratamento da diabetes e na qualidade de vida das pessoas com diabetes. @s enfermeir@s desempenham um papel central e determinante na diabetes, são eles que ensinam a administrar a insulina, a usar as maquinetas de medição de glicémia e que fazem a educação terapêutica das pessoas com diabetes, entre muitas outras coisas.

Todos os técnicos de saúde (médicos, psicólogos, nutricionistas, podologistas, farmacêuticos, cardiologistas, técnicos de meios auxiliares de diagnóstico, entre outros) têm o seu papel determinante no tratamento da diabetes, mas este ano estamos a dedicar uma palavra especial aos enfermeir@s.

No meu percurso com diabetes, e já lá vão 40 anos, tive (e tenho) a honra, o gosto e o prazer de contactar com divers@s enfermeir@s. Não há palavras suficientes, nem tão belas e tocantes como seria necessário, para agradecer tudo o que fizeram por mim e para melhorar a minha qualidade de vida. Pessoas com uma empatia colossal que se preocupam em ver a pessoa e não só a doença, pessoas com um conhecimento enorme da diabetes, pessoas que felizmente tocaram positivamente a minha vida, pessoas que ajudaram em muito a conseguir um bom controlo da diabetes. Memórias que ficam para sempre comigo.

A tod@s muito e muito obrigado! Vocês são mesmo @s maiores!

@s Enfermeir@s fazem mesmo a diferença!

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Português vence concurso internacional IDEASforEARS

Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade André da Silva Freire. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria, empresa que organiza o IDEASforEARS.

Oncologista portuguesa integra nova comissão Lancet sobre o cancro da mama

A nova comissão Lancet sobre o cancro da mama divulgou hoje os resultados e recomendações sobre as melhorias a nível mundial no tratamento do cancro da mama. Fátima Cardoso, presidente da Aliança Global para o Cancro da Mama Avançado (ABC), integra o grupo internacional multidisciplinar de peritos.

Hospitais de Macau têm 24 médicos vindos de Portugal

Os hospitais de Macau têm atualmente 24 médicos provenientes de Portugal, revelou esta terça-feira o líder do Governo da região semiautónoma chinesa, que sublinhou a importância da cooperação com os países lusófonos.

Academia da Prova de Ingresso para farmacêuticos abre inscrições

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRAOF) abriu as inscrições para uma nova edição da Academia da Prova de Ingresso (API), um projeto formativo que pretende apoiar e preparar os farmacêuticos para a Prova de Ingresso da Residência Farmacêutica de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights