Hospital Pedro Hispano com Anestesia “mais sustentável”

28 de Novembro 2020

O Hospital Pedro Hispano, integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), acaba de instalar um sistema inovador de captura de gases anestésicos que vai impedir a sua libertação no meio ambiente e, dessa forma, contribuir para a redução da pegada de carbono.  

A instalação deste novo sistema de captação de gases medicinais no Bloco Operatório integra-se num projeto-piloto europeu que envolve, nesta fase, apenas dois hospitais nacionais – o Hospital Pedro Hispano e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – e que tem por base um protocolo com as empresas farmacêuticas Baxter e ZeoSys Medical, com o objetivo de “conter o impacto ambiental associado a estes cuidados de saúde, mantendo a segurança dos doentes”.

Os gases anestésicos inalatórios mais utilizados – o sevoflurano e o desflurano – quando exalados permanecem na atmosfera e poluem o ambiente, contribuindo para o chamado efeito estufa. Este sistema vai permitir a sua captura através utilização de coletores ligados ao equipamento de anestesia.

Posteriormente, estes coletores são enviados para uma unidade industrial onde o gás anestésico é extraído, separado e preparado, podendo ser certificado para uma nova utilização, “num processo de economia circular e sustentável”.

Segundo o médico anestesista Tiago Fernandes, coordenador do Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade da ULSM, “este projeto faz parte de uma avaliação e otimização global da pegada de carbono, que é transversal a toda a atividade da instituição”.

PR/NR/HN/Adelaide Oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights