Aumenta para onze o número de mortos do lar de Minde em Alcanena

30 de Novembro 2020

O número de mortos por Covid-19 do Centro de Bem-Estar Social de Minde, em Alcanena, subiu para onze, havendo 102 utentes e 47 funcionários infetados, disse esta segunda-feira a presidente da Câmara, no distrito de Santarém.

Notando tratar-se de uma “instituição de grande dimensão, que tem dois edifícios”, Fernanda Asseiceira (PS) explicou que na prática “é como se houvesse dois surtos”. Porém, como os imóveis integram a mesma instituição, considera-se que existe um.

Sublinhando que o concelho se encontra entre os classificados como de risco extremamente elevado, devido ao número de infetados no lar de Minde, Fernanda Asseiceira disse esperar que a testagem generalizada da próxima quarta-feira a todos os utentes e funcionários do lar venha a permitir “contabilizar todos como recuperados” ou “pelo menos já um elevado número de recuperados”.

A autarca lamentou o número de mortes registadas até ao momento, manifestando a sua solidariedade para com as famílias, a instituição e os funcionários, e apelando a todos os munícipes para que cumpram estritamente as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

O surto foi identificado no dia 07 de novembro depois de uma idosa ter sido submetida ao teste ao SARS-CoV-2 quando foi internada no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Nos testes realizados em 20 de novembro, registou-se um total de 158 infetados (111 utentes e 47 trabalhadores), havendo na altura dois mortos.

Desde o dia 20 de novembro e até hoje ocorreram mais nove óbitos, o último das quais no fim de semana.

Segundo os dados divulgados no domingo pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, o concelho de Alcanena tem 297 casos ativos de Covid-19 e 173 recuperados.

Portugal contabiliza pelo menos 4.427 mortos associados à Covid-19 em 294.799 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados, nos territórios mais afetados, a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights