Turismo afunda em outubro com recuo de 59,3% nos hóspedes e 63% nas dormidas

30 de Novembro 2020

O setor do alojamento turístico deverá ter registado um milhão de hóspedes e 2,4 milhões de dormidas, o que corresponde a quebras de 59,3% e 63%, respetivamente, face ao mesmo período do ano passado, divulgou hoje o INE.

De acordo com a estimativa rápida publicada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a atividade turística voltou a intensificar as reduções em outubro, depois de em setembro ter registado diminuições de 52,7% e 53,4% no número de hóspedes e nas dormidas, respetivamente.

As dormidas de residentes terão diminuído 21,0% (-8,5% em setembro) atingindo 1,2 milhões e representando 51,1% do total, enquanto as de não residentes terão decrescido 76,2% (-71,9% no mês anterior), situando-se em 1,2 milhões.

Os hóspedes residentes terão sido 647 mil o que representa uma diminuição de 23,9% (-15,4% em setembro) e os hóspedes não residentes deverão ter sido 371,8 mil, recuando 77,5% (-73,8% no mês anterior).

Por regiões, o Alentejo deverá ter continuado a apresentar a menor diminuição no número de dormidas, face a outubro de 2019, com uma descida de 29,8% (-20,9% no mês anterior).

O INE destaca, ainda, o crescimento das dormidas de residentes no Algarve (subida de 4%), “que poderá ter estado relacionado com a realização de um evento desportivo neste mês na região”, referindo-se ao Grande Prémio de Portugal em F1, em Portimão, entre os dias 23 e 25 de outubro.

Quanto aos principais mercados emissores, a totalidade manteve decréscimos expressivos em outubro.

Em outubro, 29,9% dos estabelecimentos de alojamento turístico terão estado encerrados ou não registaram movimento de hóspedes (24% em setembro), acrescenta o INE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights