Bélgica pronta para iniciar vacinação em 05 de janeiro

2 de Dezembro 2020

O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, anunciou esta quarta-feira que a vacinação nacional contra o novo coronavírus SARS-Cov-2 irá iniciar-se em 05 de janeiro, sublinhando que “assim que as vacinas estiverem prontas, o país está pronto”.

“Quando as vacinas estiverem prontas, o país está pronto”, salientou De Croo, acrescentando que haverá então “protocolos claros sobre quem será vacinado primeiro e como isso irá acontecer”, estando planeado o início da imunização da população em 05 de janeiro de 2021.

O primeiro-ministro, que falou à imprensa belga à margem de uma visita a unidades especiais da polícia, salientou que o plano está delineado desde terça-feira mas deverá ainda ser aprovado pelos diferentes decisores governamentais: o Governo federal e os das regiões e comunidades.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou na terça-feira ter recebido dois pedidos de autorização condicional de comercialização das vacinas desenvolvidas pela BioNTech e Pfizer e pela Moderna para a Covid-19, esperando emitir uma decisão “dentro de semanas”.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.468.873 mortos resultantes de mais de 63,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.577 pessoas dos 300.462 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Inaugurado novo centro de saúde da Chamusca

O novo Centro de Saúde da Chamusca, no distrito de Santarém, um investimento de 2 milhões de euros (ME), foi esta terça-feira inaugurado para dar melhores condições a oito mil utentes e aos profissionais de saúde.

SIM desconvoca greve na Misericórdia de Lisboa

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) decidiu desconvocar a greve marcada para 11 de abril na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) após a garantia de aumentos salariais de 10% em 2024, com efeitos a janeiro.

SRCOM acolhe o lançamento do livro de Rui Alves

No próximo dia 3 de abril, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolhe o lançamento do livro “Aprendendo a ensinar os adultos  – um conto sobre a saúde dos rins e do coração”, da autoria do Professor de Nefrologia e Patologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Rui Alves.

UE e Portugal instalam primeiro centro de telemedicina na Guiné-Bissau

 O primeiro centro de telemedicina foi esta terça-feira inaugurado na Guiné-Bissau, com os apoios da União Europeia e cooperação portuguesa, para, numa primeira fase, atender à distância pacientes nas áreas de neonatologia, pediatria, maternidade e ecografia.

ULS de Braga inicia consultas de cessação tabágica para os colaboradores

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga realizou, no dia 21 de março, a primeira consulta de cessação tabágica para os seus colaboradores, inserida na Medicina do Trabalho, em articulação com o Serviço de Pneumologia da ULS de Braga. A nova consulta vai realizar-se uma vez por mês, e surge como forma de resposta à elevada percentagem de colaboradores fumadores na instituição.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights