07/12/2020 | Covid 19, Lusofonia, Mundo, Notícias

Centro europeu de doenças dá apoio a CDC África para ameaças sanitárias

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) vai apoiar o seu homólogo Centro Africano de Controlo e Prevenção das Doenças (CDC África) para se “preparar e responder” às ameaças para a saúde pública em África.

Em comunicado hoje divulgado, o executivo comunitário anuncia este novo projeto de parceria de quatro anos, financiado pela União Europeia (UE), indicando que o objetivo é “facilitar a vigilância harmonizada e a informação sobre doenças e apoiar a implementação da estratégia da força de trabalho de saúde pública do CDC África”, dadas as necessidades manifestadas pela pandemia de Covid-19.

Bruxelas explica que, através desta parceria, o CDC África e o ECDC “poderão trocar experiências e ensinamentos retirados do trabalho com os Estados-membros africanos e europeus sobre a vigilância harmonizada continental de doenças infecciosas, partilha de dados e deteção precoce de ameaças, bem como sobre preparação, avaliação de riscos, resposta rápida, e operações de emergência, e sobre a forma de os adaptar às suas necessidades”.

“As componentes de capacitação nestas áreas de trabalho serão integradas nas iniciativas e estratégias existentes do CDC África para apoiar o quadro africano de segurança sanitária”, acrescenta a Comissão Europeia.

Financiado ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento, o projeto inclui um acordo de contribuição com o ECDC de nove milhões de euros e uma subvenção complementar ao CDC África de um milhão de euros para cobrir custos de pessoal.

O acordo entrará em vigor em 01 de janeiro de 2021.

Ao todo, do pacote global de resposta à pandemia na iniciativa “Equipa Europa”, estão previstos cerca de menos oito mil milhões de euros para apoiar ações em África, nomeadamente para cuidados de saúde, como reforço da capacidade de preparação e resposta dos países com os sistemas de saúde mais fracos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This