Enfermeiros protestam contra precariedade no Centro Hospitalar de Setúbal

10 de Dezembro 2020

Uma dezena de enfermeiros juntou-se esta quinta-feira em frente ao Centro Hospitalar de Setúbal em protesto contra a “precariedade, atropelos de direitos e más condições de trabalho” naquela unidade de saúde.

“Estamos aqui, em primeiro lugar, pelas questões de vinculação dos nossos colegas enfermeiros que estão com vínculo precário”, disse à agência Lusa Zoraima Prado, dirigente nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

“A regulamentação do governo que saiu agora deixa de fora, praticamente, quase todos os enfermeiros. Nenhum deles fica. Para termos uma noção, a nível nacional são mais de 1.100 e ficariam vinculados cerca de 330. A nível regional são 194 e ficariam vinculados apenas 12, o que quer dizer que, por meados do ano que vem, sairiam todos das instituições. E fazem muita falta”, acrescentou.

Zoraima Prado sublinhou ainda que os enfermeiros com contrato individual de trabalho, alguns com mais de 20 anos de profissão, “não têm um único ponto, um único dia de trabalho contado para efeitos de progressão na carreira”.

Em comunicado, o SEP refere ainda que os enfermeiros do Centro Hospitalar de Setúbal têm de estar atentos às horas que trabalham, para que os registos não desapareçam e que, por vezes, têm de reclamar o respetivo pagamento.

O sindicato critica também o “impedimento de mobilidade entre instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, as “horas extraordinárias não pagas” e o alegado desrespeito do CHS pelos direitos de parentalidade dos enfermeiros.

Entre outras reivindicações, o SEP defende que o reforço do SNS deve passar pela integração de todos os enfermeiros com contratos precário, que garante serem necessários para o normal funcionamento do Centro Hospitalar de Setúbal e muitas outras instituições de saúde pública.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights