Moderna anuncia participação de adolescentes em ensaio clínico para testar a vacina

10 de Dezembro 2020

A farmacêutica norte-americana acaba de anunciar a participação dos primeiros adolescentes no estudo de fase II/III para verificar a eficácia e segurança da vacina na população mais jovem.

De acordo com o CEO da Moderna, Stéphane Bancelo prinicipal objetivo do estudo de Fase II/III da mRNA-1273 em adolescentes saudáveis nos EUA, visa “gerar dados na Primavera de 2021 para apoiar a utilização da mRNA-1273 em adolescentes antes do ano letivo de 2021”.

Em comunicado, a farmacêutica revelou os que “primeiros participantes adolescentes já receberam a primeira dose da candidata à vacina para a Covid-19”.

O ensaio clínico prevê inscrever três mil norte-americanos saudáveis com idades entre os 12 e menos de 18 anos.

As duas doses da vacina serão administradas com um intervalo de 28 dias.

As expectativas do ensaio pretendem “fornecer uma vacina segura que proteja os adolescentes para que possam regressar à escola num ambiente normal”.

A Moderna garante que os participantes serão acompanhados durante 12 meses após receberem a segunda dose.

Apesar dos avanços conquistados pela indústria farmacêutica na produção de uma vacina contra o SARS-CoV-2 persistem, ainda, dúvidas sobre a eficácia do imunizante em jovens e mulheres grávidas.

No dia 16 de novembro a empresa anunciou uma eficácia de 94,5%. Os resultados foram baseados nos primeiros 95 voluntários que desenvolveram sintomas, sendo que destes apenas cinco tinham sido imunizados com a vacina. Os restantes 90 teriam recebido placebo.

A Moderna já avançou com um pedido de Autorização de Uso de Emergência à Agência Europeia do Medicamento.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Coordenadora do BE exige demissão da ministra da Saúde

A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou hoje a ministra da Saúde de ser a responsável por “ter instalado uma rede de interesses privados e corporativos no ministério” e exigiu a sua demissão.

Faltam cabras e pastores nas terras da chanfana

 A chanfana começa a ser, por estas alturas, alvo de festivais gastronómicos em diversos concelhos do interior do distrito de Coimbra, mas no território faltam cabras e pastores.

Tiago superou uma depressão e quer combater preconceitos

Tiago Valente enfrentou uma depressão, reencontrou-se com a ajuda do triatlo e hoje assume a missão de combater os estigmas e preconceitos associados à saúde mental masculina porque “um homem também chora” e “pedir ajuda é um ato de coragem”.

Demissão do CEO : Sem Liderança, o SNS Não Avança

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Egito com hospitais em alerta para receber feridos de Gaza

O Egito colocou em alerta os seus hospitais e equipas médicas, principalmente nas cidades do norte do Sinai, para receber feridos e doentes da Faixa de Gaza após a entrada em vigor do cessar-fogo no enclave, prevista para domingo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights