Moderna anuncia participação de adolescentes em ensaio clínico para testar a vacina

10 de Dezembro 2020

A farmacêutica norte-americana acaba de anunciar a participação dos primeiros adolescentes no estudo de fase II/III para verificar a eficácia e segurança da vacina na população mais jovem.

De acordo com o CEO da Moderna, Stéphane Bancelo prinicipal objetivo do estudo de Fase II/III da mRNA-1273 em adolescentes saudáveis nos EUA, visa “gerar dados na Primavera de 2021 para apoiar a utilização da mRNA-1273 em adolescentes antes do ano letivo de 2021”.

Em comunicado, a farmacêutica revelou os que “primeiros participantes adolescentes já receberam a primeira dose da candidata à vacina para a Covid-19”.

O ensaio clínico prevê inscrever três mil norte-americanos saudáveis com idades entre os 12 e menos de 18 anos.

As duas doses da vacina serão administradas com um intervalo de 28 dias.

As expectativas do ensaio pretendem “fornecer uma vacina segura que proteja os adolescentes para que possam regressar à escola num ambiente normal”.

A Moderna garante que os participantes serão acompanhados durante 12 meses após receberem a segunda dose.

Apesar dos avanços conquistados pela indústria farmacêutica na produção de uma vacina contra o SARS-CoV-2 persistem, ainda, dúvidas sobre a eficácia do imunizante em jovens e mulheres grávidas.

No dia 16 de novembro a empresa anunciou uma eficácia de 94,5%. Os resultados foram baseados nos primeiros 95 voluntários que desenvolveram sintomas, sendo que destes apenas cinco tinham sido imunizados com a vacina. Os restantes 90 teriam recebido placebo.

A Moderna já avançou com um pedido de Autorização de Uso de Emergência à Agência Europeia do Medicamento.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights