Nova vacina contra poliomielite com bom resultados em estirpe mutante da doença

10 de Dezembro 2020

Uma nova vacina contra a poliomielite teve resultados promissores para uma estirpe mutante da doença provocada pela vacina oral usada nos países mais pobres, segundo estudos publicados esta quarta-feira na revista científica Lancet.

É a primeira vacina para o poliovírus de tipo 2, está na segunda fase dos ensaios clínicos, em que participaram 1.200 pessoas, e mostrou ser segura e gerar imunidade em adultos e crianças, com maior estabilidade genética e menos probabilidade de se transformar numa forma do vírus que pode causar paralisia, como a tradicionalmente usada, a Sabin, tomada por via oral.

A Organização Mundial de Saúde recomendou a ‘nOPV2’ para uso de emergência, a primeira vez que uma vacina passou por esse crivo daquela agência das Nações Unidas, que pretende uma nova forma de conter surtos que se verificaram no Afeganistão, Paquistão, Filipinas, Malásia e outros países.

A poliomielite é uma doença viral altamente infecciosa que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos. Cerca de 0,5% dos infetados fica paralisado e destes, 5% a 10% morre por paralisia dos músculos respiratórios.

“Potencialmente, milhões de pessoas não têm imunidade ao vírus que deriva da vacina, que surge quando o vírus vivo enfraquecido presente nas vacinas orais muda e recupera a capacidade de infetar, provocar doença e disseminar-se em comunidades com baixas taxas de vacinação”, afirmou o principal autor do estudo sobre os testes em adultos, Pierre Van Damme, da universidade belga de Antuérpia.

Antes de serem suspensas por causa da pandemia da Covid-19, as campanhas de vacinação quase tinham conseguido a erradicação da poliomielite em todo o mundo, com uma diminuição de 99% dos casos desde 1988: de 350 mil casos para apenas 33 verificados em 2018.

A vacina oral é usada em países de baixos e médios rendimentos por causa do seu baixo custo e facilidade de uso: cada toma precisa apenas de duas gotas e garante imunidade intestinal, que diminui a taxa de transmissão em condições de falta de instalações sanitárias.

Na maior parte dos países mais ricos, a vacina é intravenosa e utiliza vírus inativo que não provoca a doenças, mas não garante imunidade intestinal.

Os esforços para erradicar a poliomielite têm-se centrado em acabar com surtos do poliovírus derivado da vacina oral, responsáveis por 90% dos casos.

O responsável pelo estudo no ramo infantil dos testes clínicos, Ricardo Rüttimann, duma organização não governamental norte-americana dedicada a combater doenças em países pobres, afirmou que os resultados mostram que a vacina é “segura, bem tolerada e gera imunidade em crianças”.

“Para erradicar todas as formas de poliomielite, os países têm que melhorar as campanhas habituais e suplementares de vacinação para garantir que chegam a crianças suficientes para fortalecer suficientemente a imunidade da população, para que o vírus já não consiga sobreviver”, afirmou.

Os autores dos estudos reconhecem algumas limitações na investigação, considerando que a amostra de 1.200 pessoas obriga a que se reúna mais informação sobre a segurança e imunidade a longo prazo.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights