Sete casos positivos no Hospital das Caldas da Rainha

10 de Dezembro 2020

O Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, tem quatro doentes e três funcionários infetados pelo novo coronavírus, informou esta quinta-feira o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

O primeiro caso foi detetado na segunda-feira após “um resultado positivo de um doente que se encontrava internado e que anteriormente tinha testado negativo”, disse à agência Lusa a presidente do Conselho de Administração (CA) do CHO, Elsa Baião.

Foram testados 11 doentes e 60 profissionais do serviço em causa, no Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, tendo sido confirmados resultados positivos em quatro doentes e três funcionários.

“Os doentes foram transferidos para a área de internamento covid do hospital e os profissionais infetados estão em isolamento profilático”, afirmou Elsa Baião, admitindo a expectativa de que “uma vez que já são conhecidos os resultados de todos os testes o surto possa estar controlado”.

Em comunicado, o CHO assegurou que “foram cumpridas todas as normas determinadas pela Autoridade de Saúde e que está a decorrer a desinfeção do Serviço, de forma a que o hospital continue a ser um local seguro para a prestação de cuidados”.

Todos os serviços do CHO “estão assegurados e estão já a funcionar na normalidade”, lê-se na mesma nota, na qual a instituição apela aos utentes para que “continuem a deslocar-se ao hospital, sempre que a sua situação clínica o exija, seja para atos programados, seja em regime de urgência”.

Desde o início da pandemia, em março passado, o CHO já contratou 148 novos profissionais “para fazer face ao acréscimo de atividade imposto pelo diagnóstico e tratamento da pandemia” e, segundo o CA, “continua a desenvolver todos os esforços para contratar mais profissionais, o que irá permitir aumentar a capacidade de resposta dos serviços de saúde e garantir uma prestação de cuidados adequada às necessidades da população”.

No comunicado, o CHO manifesta ainda “profundo agradecimento a todos os profissionais da instituição, dos serviços de prestação de cuidados ou dos serviços de suporte”, que considera estar “exemplarmente” a desempenhar as respetivas funções “neste período exigente e complexo, tantas vezes com sacrifício pessoal”.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações daqueles três concelhos e dos de Óbidos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra. No total serve perto de 300 mil utentes.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.570.398 mortos resultantes de mais de 68,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.278 pessoas dos 335.207 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

IPO do Porto vai criar Conselho Consultivo do Doente

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto vai criar “ainda este ano” o Conselho Consultivo do Doente Oncológico, para dar voz aos utentes e contribuir para a literacia em saúde em Portugal, foi hoje anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights