Politécnico de Leiria vai desenvolver nova abordagem na reabilitação cardíaca

11 de Dezembro 2020

O Politécnico de Leiria anunciou esta sexta-feira que vai desenvolver uma “abordagem única” em Portugal na prescrição em programas de reabilitação cardíaca, após ter obtido financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria vai criar e testar uma nova abordagem na prescrição em programas de reabilitação cardíaca, com base na avaliação direta do sistema nervoso autónomo, refere aquela instituição de ensino superior, em nota de imprensa.

O projeto de investigação “2ARTs – Accessing Autonomic Control in Cardiac RehabiliTaTion” obteve um financiamento de 230 mil euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo sido aprovado e classificado nos dez primeiros entre os 420 a concurso na área da Engenharia Clínica do painel de Bioengenharia e Biotecnologia, revela ainda o Politécnico.

“A atividade cardíaca é condicionada por estímulos que, em parte, dependem do sistema nervoso autónomo. Esta técnica (microneurografia), na qual fiz formação na Universidade de Bolonha, permite medir os impulsos que o coração recebe e que são enviados pelo sistema nervoso, através do registo num nervo periférico”, explicou o investigador do ciTechCare, Rui Fonseca-Pinto.

O também diretor da Escola Superior de Saúde acrescentou que a “microneurografia vai permitir aceder e registar estes ‘comandos de origem autonómica’, que são as ‘ordens’ que o sistema nervoso autónomo envia para o coração”.

Segundo o Politécnico de Leiria, em Portugal, a microneurografia não é utilizada na prática clínica, sendo atualmente apenas usada em investigação básica com modelos animais.

Em países como Itália, Suécia e Japão esta técnica é um recurso para diagnóstico de disautonomias (doenças do sistema nervoso autónomo) e investigação em humanos.

O projeto “2ARTs” surge da tese de doutoramento de Rui Fonseca-Pinto, cujo tema central foi o estudo de sinais do sistema nervoso autónomo.

“Nos últimos anos, tenho desenvolvido investigação sobre este assunto, sobretudo através de registos indiretos. Agora, já há condições para termos um laboratório para estudar doenças do sistema nervoso autónomo no ciTechCare”, afiançou o investigador.

O financiamento aprovado prevê a aquisição de equipamento e adaptação das instalações no campus 5, que permita que este Laboratório de Estudo de Disautonomias “seja uma realidade a médio prazo em Leiria”.

Além de Rui Fonseca-Pinto, enquanto investigador principal e coordenador, o desenvolvimento do projeto conta também com a “experiência e reputação” do diretor do Serviço de Cardiologia e coordenador do Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e investigador coinvestigador responsável do ciTechCare.

A equipa é composta ainda pelo cardiologista Alexandre Antunes e pelos investigadores e professores do Politécnico de Leiria Maria Guarino, Joana Cruz, Ricardo Martinho e Rui Rijo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights