Polícia indonésia detém clérigo radical acusado de violar regras sanitárias

13 de Dezembro 2020

A polícia indonésia deteve o controverso clérigo muçulmano Rizieq Shihab (na imagem) em Jacarta, acusado de violar regras sanitárias contra a pandemia durante um evento religioso em novembro, dias depois de ter regressado ao país, após três anos exilado.

O responsável de relações públicas da Polícia Nacional da Indonésia, Argo Yowono, disse no sábado que o clérigo, interrogado durante 14 horas, ficaria detido pelo menos até 31 de dezembro, “para o impedir de fugir, para evitar a manipulação de provas e para facilitar o processo de investigação”.

Desde que regressou a Jacarta do exílio na Arábia Saudita, em 10 de novembro, o clérigo foi acusado de violar as regras sanitárias durante um evento religioso com grande participação e no casamento da filha.

A detenção ocorre dias depois de a polícia ter abatido a tiro seis dos apoiantes de Rizieq que, segundo a versão policial, ameaçaram os agentes com armas.

Rizieq Shihab foi recebido por dezenas de milhares de seguidores quando voltou do exílio. O regresso ocorreu numa altura em que as forças islamitas ganham força política na Indonésia.

O religioso tinha deixado a Indonésia em 2017 para fazer uma ‘umrah’, ou peregrinação menor, a Meca, após a polícia o acusar num caso relacionado com um ‘chat’ pornográfico e por alegados insultos à ideologia oficial do Estado. A polícia retirou as duas acusações no ano passado.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

Novo autarca de Ovar anuncia foco na saúde

Domingos Silva, que terça-feira assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ovar após a renúncia de Salvador Malheiro, anunciou que dará prioridade à defesa da orla costeira, a uma nova referenciação hospitalar e à desagregação das freguesias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights