Casos num lar particular de Montemor-o-Novo sobem para 65

16 de Dezembro 2020

Os casos de infeção pelo vírus da covid-19 num lar do concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, subiram para 65 e a câmara municipal já criou uma zona de concentração e apoio à população (ZCAP).

Segundo divulgou hoje o município, citando os dados mais recentes da Autoridade de Saúde Pública, o surto de covid-19 no lar particular Quinta da Ponte contabiliza 48 utentes e 17 trabalhadores infetados.

Em relação ao anterior balanço feito à Lusa no dia 10 por fonte da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, registam-se agora mais cinco infetados, nomeadamente dois utentes e três trabalhadores.

A autarquia indicou que já implementou uma ZCAP, explicando que se trata de “uma estrutura municipal para alojamento temporário de emergência de pessoas em isolamento profilático ou em situação de infeção confirmada de covid-19, que, face à avaliação clínica, e por determinação das autoridades de saúde, não determine a necessidade de internamento hospitalar”.

De acordo com a câmara municipal, a ZCAP de Montemor-o-Novo foi instalada no edifício do antigo Hospital de Santo André, cedido pela Santa Casa da Misericórdia e equipado pelo município, com capacidade para cerca de 30 camas.

“Em permanente articulação com a Saúde Pública e os serviços de Segurança Social e na medida das suas determinações, o Serviço Municipal de Proteção Civil garante a coordenação geral da estrutura municipal e acompanha diariamente a situação do lar”, sublinhou.

A Câmara de Montemor-o-Novo realçou que disponibiliza apoio técnico e logístico para apoio aos profissionais que integram a Brigada de Intervenção, equipa mobilizada pela Segurança Social, em protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa, para garantir o acompanhamento aos idosos residentes.

O mais recente relatório epidemiológico divulgado pelo município indica que existem no concelho de Montemor-o-Novo 154 casos ativos de covid-19, 179 recuperados e cinco óbitos associados à doença, num total de 338 infeções desde o início da pandemia.

Portugal contabiliza pelo menos 5.815 mortos associados à covid-19 em 358.296 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights