Ana Gomes recusa “dar palpites” sobre restrições e aconselha Governo a seguir cientistas

18 de Dezembro 2020

A candidata presidencial Ana Gomes recusou-se esta sexta-feira a “dar palpites” sobre as restrições devido à pandemia de Covid-19 e considerou fundamental que o Governo siga os conselhos dos cientistas para avaliar “a dose certa de medidas”.

“Não podemos morrer da pandemia mas também não podemos morrer da cura e a decisão de quem tem de avaliar qual a dose certa de medidas de restrição, e acorrer aos conselhos dos cientistas, é do Governo”, destacou Ana Gomes em reação às novas restrições no âmbito do estado de emergência para o período do Ano Novo.

Ana Gomes falava durante uma visita que está a realizar hoje a empresas e instituições no concelho de Chaves, no distrito de Vila Real.

A ex-eurodeputada salientou que, ao não possuir os “elementos que o Governo tem”, não quer “dar palpites” sobre estas questões.

“Eu não me substituo aos especialistas. Nesta matéria o fundamental é o Governo ouvir os cientistas e autoridades de saúde e em função dos conselhos tomar decisões. (…) Já há muitos comentadores por aí a dar palpites”, apontou.

Na noite de passagem de ano, de 31 de dezembro para 01 de janeiro, haverá recolher obrigatório a partir das 23:00 e nos dias 01, 02 e 03 de janeiro a partir das 13:00, anunciou na quinta-feira o primeiro-ministro.

“Ao contrário do que tínhamos anunciado há 15 dias […], temos de cortar totalmente as celebrações de Ano Novo”, disse António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros.

As medidas aplicam-se a todos os concelhos de Portugal continental.

Apesar de não dar palpites quanto às medidas tomadas, para a candidata presidencial é, no entanto, “fundamental acorrer aos setores mais vulnerabilizados pela pandemia”.

“Sem dúvida que para sermos mais eficazes o poder central tem que acorrer ao poder local, para ajudar os mais necessitados, tanto empresas como famílias e cidadãos e todo o tipo de instituições”, alertou.

Ana Gomes, que visitou durante a manhã na zona industrial de Chaves duas empresas recentemente instaladas naquele concelho, que apostam na exportação, disse ainda que tem encontrado setores, como a indústria, que “não estão a ser afetados pela pandemia”.

“Pelo contrário, estão a produzir mais, porque há necessidades do mercado. Isso deve-nos fazer refletir sobre uma estratégia de desenvolvimento do país que assente mais numa indústria e não em atividades de serviços, que nos vulnerabilizam”, frisou.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.662.792 mortos resultantes de mais de 74,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.977 pessoas dos 366.952 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights