Surto comunitário infeta 24 no concelho de Peniche

28 de Dezembro 2020

Um surto com 24 pessoas infetadas pelo novo coronavírus em S. Bernardino, no concelho de Peniche, poderá levar à realização de testes a toda a população da localidade, informaram hoje as autoridades de saúde.

“Trata-se de surto familiar que se alargou para surto comunitário e que conta já com 24 infetados, sendo umas das situações mais preocupantes no concelho de Peniche”, disse esta segunda-feira à agência Lusa o delegado de Saúde Pública na região Oeste, Jorge Nunes.

De acordo com o delegado, “estão a ser realizados cerca de 100 testes, mas toda a população de S. Bernardino poderá vir a ser testada, dependendo dos resultados que se verificarem”.

O presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, Afonso Clara, disse à Lusa que o surto “afeta particularmente S. Bernardino, com cerca de 1.000 habitantes, e Casais Júlio, com cerca de 100 moradores”, dada a “ligação entre as localidades em que o casario é praticamente contínuo”.

A junta de freguesia emitiu um comunicado “apelando a toda a população que cumpra as normas e mantenha cuidados preventivos acrescidos”, face à dimensão do surto, mas, segundo o autarca, “não está previsto o agravamento de medidas específicas” para aquela povoação do concelho de Peniche, no distrito de Leiria.

Segundo o último boletim de situação epidemiológica publicado hoje pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, existem no concelho de Peniche 108 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia foram registados 550 casos positivos, dos quais 426 estão recuperados e 16 pessoas morreram.

Portugal contabiliza pelo menos 6.619 mortos associados à Covid-19 em 394.573 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 9 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 7 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Governo decidiu manter as medidas previstas para o Natal, mas agravou as do período do Ano Novo, com recolher obrigatório a partir das 23h de 31 de dezembro, e a partir das 13h nos dias 1, 2 e 3 de janeiro.

É também proibido circular entre concelhos entre as 00h de 31 de dezembro e as 05h de 4 de janeiro.

O funcionamento dos restaurantes em todo o território continental é permitido até às 22h30 no último dia do ano, e até às 13h nos dias 1, 2 e 3 de janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights