Força Aérea efetua cinco “evacuações médicas” em menos de 24 horas nos Açores

29 de Dezembro 2020

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou em menos de 24 horas, entre segunda-feira e hoje, cinco transportes por razões de saúde nas ilhas dos Açores, sendo um deles relativo a um bebé de 28 semanas.

Segundo uma nota de imprensa da FAP, uma aeronave C-295M, operada pela Esquadra 502 – “Elefantes”, transportou na segunda-feira, “ao fim da tarde, dois doentes: um homem, de 37 anos, da Graciosa para Ponta Delgada, São Miguel, e outro, de 51 anos, do Faial para as Lajes”, na Terceira.

Durante a noite, a Esquadra 751 – “Pumas”, que opera o helicóptero EH-101 Merlin, transportou dois doentes de São Jorge para a Terceira e, já na madrugada de hoje, levou um bebé de 28 semanas de São Miguel para a Terceira.

A FAP realiza anualmente várias dezenas das denominadas “evacuações médicas”, sendo que a maioria é feita entre ilhas dos Açores, com o transporte de doentes para o Faial, Terceira e São Miguel, as únicas ilhas dotadas de unidades hospitalares.

A FAP tem sempre em prontidão um dos três Falcon 50 para atender às solicitações de transporte de doentes entre os Açores e o continente pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, por um dos três hospitais dos Açores ou pela Secretaria Regional da Saúde.

Já nasceram a bordos de aviões da FAP vários açorianos.

Em 2015, a bordo de uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, nasceram duas irmãs gémeas, Mellissa e Maisa Leal, no decorrer do transporte entre as ilhas das Flores e da Terceira.

O parto foi assistido por uma equipa médica da Unidade de Evacuações Aéreas do Hospital de Angra do Heroísmo.

As gémeas foram as primeiras crianças a nascer a bordo de um C-295M, embora a Força Aérea conte já com várias dezenas de nascimentos nas suas aeronaves, tendo sido o primeiro em 13 de julho de 1993, na aeronave C-212 Aviocar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights