Hospital da Feira começa hoje a vacinar quase 600 profissionais de saúde

29 de Dezembro 2020

O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que tem sede em Santa Maria da Feira e tutela as unidades de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, começa esta terça-feira a vacinar 595 profissionais.

Segundo revelou à Lusa a administração desses três hospitais do distrito de Aveiro, a sua primeira fase de vacinação contra a Covid-19 estará centralizada no Hospital São Sebastião, na Feira, e deverá ficar concluída na quarta-feira.

O procedimento abrange quase um terço dos 1.900 trabalhadores do CHEDV, que, enquanto estrutura de referência para cerca de 350 mil utentes da região, serve não apenas as comunidades dos concelhos da Feira, Azeméis e São João da Madeira, mas também as de Arouca, Vale de Cambra e Ovar.

“A primeira pessoa a vacinar será a enfermeira Sandra Silva, que trabalha no serviço de Medicina Interna”, informa fonte do CHEDV, anunciando que a operação terá início às 08:30.

Entre os 595 profissionais selecionados para a fase inicial de inoculação incluem-se os que exercem funções na Unidade de Cuidados Intensivos, no serviço de Urgência e nas alas de internamento específicas para doentes com Covid-19 – “de acordo com os critérios de prioridade definidos pela Direção-Geral da Saúde”.

Quanto aos profissionais não-abrangidos pelo primeiro estágio de administração da substância imunitária contra o vírus SARS-CoV-2, a mesma fonte hospitalar adianta: “Contamos receber mais doses ainda em janeiro para depois vacinar os restantes profissionais, mas isso dependerá sempre das quantidades que nos forem atribuídas pelo Ministério da Saúde, que é a entidade que controla a distribuição”.

A direção do CHEDV remeteu sábado à generalidade dos seus profissionais um inquérito sobre a respetiva recetividade à vacinação, tendo 50% dos auscultados respondido ao questionário no prazo de 24 horas. Com base nas respostas recolhidas até domingo, a administração informa agora: “Confirmámos que 97% dessas pessoas querem efetivamente tomar a vacina”.

Também no distrito de Aveiro, arranca igualmente esta terça-feira a inoculação contra a Covid-19 no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) – que integra as unidades de Aveiro, Águeda e Estarreja, e serve 300 mil utentes de nove concelhos, entre os quais também Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.

Fonte do CHBV declara que o procedimento terá início às 09:00 no Hospital de Aveiro e que, ao longo do dia, “serão vacinados cerca de 390 profissionais, continuando esse processo pelas semanas seguintes”.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de Covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 80,6 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 1,765 milhões morreram.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicava 6.688 óbitos e um acumulado de 396.666 infeções confirmadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights