Angela Merkel alerta que “crise histórica” vai continuar em 2021

31 de Dezembro 2020

A chanceler alemã, Angela Merkel, vaticinou na quarta-feira que a "crise histórica" da Covid-19 vai continuar em 2021, mesmo que a vacinação traga esperança.

“Estes dias e semanas (…) são tempos difíceis para o nosso país. E ainda vai durar muito”, disse no seu discurso de antecipação do novo ano.

A Alemanha foi duramente atingida pela segunda vaga da pandemia da Covid-19 e teve de decretar um novo confinamento parcial pelo menos até 10 de janeiro.

“Os desafios que a pandemia nos coloca continuam imensos”, afirmou, agradecendo aos alemães que respeitaram as restrições de contactos para travar a propagação dos contágios.

Apesar dos “tempos difíceis”, Merkel realçou que “a esperança teve um rosto, o dos primeiros vacinados”, nomeadamente em lares. A Alemanha iniciou no sábado a campanha de vacinação contra a Covid-19, antecipando-se num dia a outros países da União Europeia, como Portugal.

Na sua intervenção, a chanceler alemã criticou o movimento dos céticos da Covid-19, ilustrado por várias manifestações no país.

“Só posso imaginar a amargura sentida por aqueles que choram um ente querido por causa do coronavírus, ou aqueles que continuam a sofrer as sequelas, quando a existência do coronavírus é contestada ou negada por alguns”, apontou, assinalando que “as teorias da conspiração não são apenas falsas e perigosas, mas também cínicas e cruéis”.

Na quarta-feira, a Alemanha ultrapassou pela primeira vez as mil mortes diárias por Covid-19, uma cifra em parte explicada pela autoridade de saúde pelo registo de dados incompleto durante a época natalícia.

Desde o início da pandemia no país, já morreram 32.107 pessoas, dos mais de 1,6 milhões de infetados.

A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.791.033 mortos resultantes de mais de 81,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

A Covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Do Passado ao Futuro: Bolotas como Chave para a Sustentabilidade Alimentar

Investigadores do MARE – Politécnico de Leiria e parceiros internacionais redescobrem a bolota como um superalimento sustentável, rico em nutrientes e versátil, promovendo a biodiversidade e a economia circular. O projeto MEDACORNET visa desenvolver novos produtos alimentares e enfrentar desafios ambientais.

FDA e EMA avaliam nova dose de nusinersen para AME

FDA e EMA aceitam pedido da Biogen para avaliar novo regime de dose elevada de nusinersen no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal. Decisão baseada nos resultados do estudo DEVOTE, que envolveu 145 participantes em 42 centros mundiais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights