Presidente da Guiné-Bissau manifesta gratidão aos guineenses e pede unidade nacional

31 de Dezembro 2020

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, manifestou esta quinta-feira gratidão aos guineenses por o terem escolhido nas presidenciais de 2019 para chefe de Estado e pediu "unidade nacional" e o fim dos "complexos de inferioridade".

“Gratidão é a palavra que vos dedico, hoje, quando se passou praticamente um ano, depois da última eleição presidencial”, afirmou Umaro Sissoco Embaló, num discurso por ocasião do final do ano.

No discurso, o chefe de Estado destacou que a sua eleição foi uma “aposta na mudança”.

“Uma determinação de gente cansada de discursos de arrogância, de discriminação negativa e de ódio”, sublinhou.

Umaro Sissoco Embaló foi dado, pela Comissão Nacional de Eleições, como vencedor da segunda volta das presidenciais em 01 de janeiro de 2020.

Os resultados eleitorais foram contestados pelo outro candidato, Domingos Simões Pereira, que alegou irregularidades no processo e apresentou um recurso no Supremo Tribunal de Justiça.

Umaro Sissoco Embaló assumiu o poder sem esperar pelo resultado do contencioso eleitoral que decorreu no Supremo Tribunal de Justiça, tendo acabado por ser reconhecido pela comunidade internacional.

“A verdade é que a comunidade internacional, que acompanhou de perto o nosso processo eleitoral nunca hesitou. Foi imparcial. E, muito cedo, soube quem foi o justo vencedor das eleições presidenciais, de dezembro de 2019”, disse o Presidente guineense.

O chefe de Estado acrescentou que o Estado guineense é a “unidade política” e insistiu que não há países pequenos. Frase que, disse, lhe serviu para “resgatar o sentido de Estado” e “reafirmar a cultura de soberania”.

“A nova geração de guineenses precisava tanto desse resgate. Para novamente poder caminhar de cabeça. Confiante. Sem complexos de inferioridade. Sem medo. Com suporte na nossa autoestima nacional”, frisou Umaro Sissoco Embaló.

Segundo o chefe de Estado, aquele resgate levou também ao fim da missão militar da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e ao fim da missão política da Organização das Nações Unidas.

“Tudo isso acabou de vez”, vincou Sissoco Embaló, salientando que a consequência foi a devolução da dignidade às forças armadas do país.

O Presidente guineense destacou também o trabalho feito pelos profissionais de saúde do país no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights