PSD critica hospital de Évora por rutura da capacidade de resposta

4 de Janeiro 2021

O PSD criticou esta segunda-feira a administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) devido à "rutura da capacidade de resposta" para doentes com o vírus da Covid-19 e casos suspeitos e exigiu "respostas e soluções".

Em comunicado enviado à agência Lusa, a distrital de Évora do PSD afirmou que “a situação vivida” no HESE “já não diz respeito à incompetência, falta de planeamento ou de recursos” e também “já não se refere à falta de visão estratégica que, ao longo dos anos, singrou”.

“Já ultrapassou a barreira da política e da discordância ideológica. Está muito para além disso. Trata-se da negação da dignidade humana devida aos cidadãos na doença e na morte”, consideraram os social-democratas.

O hospital de Évora divulgou, no domingo, ter informado, na noite anterior, o centro de orientação de doentes urgentes (CODU) de que “os doentes covid ou suspeitos covid não deverão ser encaminhados para o HESE”, devido ao “extraordinário aumento de afluxo” na Área Dedicada aos Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência Geral.

Em comunicado enviado à Lusa, o HESE realçou que, no sábado à noite, tinha internados “69 doentes com covid-19”, dos quais oito na unidade de cuidados intensivos (UCI), o que significa, até então, “o maior número registado” desde o início da pandemia.

Hoje, a Comissão Política Distrital de Évora do PSD realçou que acompanha com “grande proximidade a gestão” do hospital, com “intervenção pública” e alertas para “inúmeros problemas e suas consequências”, e que está a aguardar a marcação de uma reunião com a sua administração.

“No limite da capacidade de resposta, com uma morgue lotada e uma solução provisória baseada em contentores, a decretar a suspensão da admissão de doentes covid e sem se conhecer uma estratégia para o atendimento urgente de doentes não covid”, assinalou o PSD, exigindo que o HESE esclareça a população.

Os doentes covid com necessidade de internamento são encaminhados para onde, qual a real capacidade de internamento para doentes covid e se se mantém capacidade de atendimento de doentes não covid urgentes são algumas das questões colocadas pelos social-democratas.

A estrutura “laranja” notou que pediu esclarecimentos à administração do HESE para “tranquilizar a população, profissionais e seus familiares”, considerando que “uma comunicação clara, verdadeira e atempada se afigura essencial para manter a confiança nas instituições”.

“Apelamos à tutela para rapidamente intervir no HESE, a fim de voltar a colocar esta instituição no patamar de dignidade, de competência e de funcionalidade que é devida a um hospital que serve uma região que representa um terço do território nacional”, acrescentou.

Portugal contabiliza pelo menos 7.118 mortos associados à Covid-19 em 427.254 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos concelhos do território do continente de contágio mais elevado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights