Governo mexicano aprova vacina da AstraZeneca

5 de Janeiro 2021

O México autorizou a utilização de emergência da vacina contra a Covid-19 elaborada pelo laboratório britânico AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. O anuncio foi feito segunda-feira pelo responsável pela estratégia de luta contra a epidemia mexicano, Hugo Lopez-Gatell.

O plano de vacinação no México arrancou em 24 de dezembro com o pessoal médico que trata de doentes de Covid-19, na área metropolitana da Cidade do México e nos estados de Coahuila e Novo León, no norte do país.

As autoridades sanitárias mexicanas planeiam aplicar entre seis mil a oito mil vacinas diárias.

Até final deste mês, o Governo conta ter já vacinados 700 mil trabalhadores da área da saúde e começar a vacinação gratuita e gradual do resto da população, de 130 milhões de pessoas, em função das idades e das doenças crónicas.

O México contabilizou 544 mortos e 6.464 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciaram na segunda-feira as autoridades mexicanas.

O México continua a ser o quarto país do mundo com mais mortes por Covid-19, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia, e o 13.º em número de contágios, de acordo com a contagem da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

O Ministério da Saúde mexicano reconheceu já que o país atravessa “um segundo pico” da pandemia no inverno.

Devido ao aumento dos contágios nas últimas semanas, as autoridades pediram à população para ficar em casa e não realizar festas de final de ano com pessoas ou familiares que não vivam na mesma casa.

No entanto, o México, ao contrário de outros países, recusou adotar “medidas autoritárias”, como confinamento, recolher ou uso de máscara obrigatórios.

Com este último balanço, o número de óbitos registados no país, desde o início da pandemia, subiu para 127.757 e 1.455.219 e o de contágios.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.843.631 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights